Referências municipais de mobilização social, que realizam ações de conscientização e engajamento da comunidade nas questões de saúde, estiveram na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, na última terça-feira, 7 de fevereiro, para um encontro de alinhamento do trabalho e reforço em ações de combate às arboviroses. As ações de prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti são prioridade na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesse período chuvoso, no qual aumentam casos de dengue, zika e chikungunya. Além disso, a importância da vacinação contra febre amarela, agravo também transmitido pelo Aedes, foi reforçada.

Encontro de Mobilização Social na SRS Uberaba - Foto: Sara Braga

Lamonise Ribeiro, referência técnica do eixo da assistência à saúde no controle das arboviroses da SRS Uberaba, enfatizou a importância de um trabalho de parceria entre vigilância e assistência. Segundo ela, “agentes comunitários e de controle de endemias devem andar sempre juntos, falando a mesma língua, em parceria com os profissionais da mobilização. Esse trabalho em conjunto é de extrema importância, já que é por meio da educação que a população pode mudar o paradigma de doenças como essas”. Também foram abordados no encontro, o cenário epidemiológico e a situação vacinal da macrorregião de Saúde Triângulo Sul e noções de controle vetorial.

Celso Fortunado, mobilizador social de Iturama, afirma que o encontro foi uma experiência cativante. “Relembramos nossa função enquanto agentes mobilizadores, na qual devemos incentivar a população a se envolver em ações de prevenção e educação de forma profunda, se tornando atores no cenário da saúde através de seu próprio conhecimento. Além disso, saber que os desafios que enfrentamos também são realidade em outros municípios, e que eles conseguem superá-los, nos encoraja a continuar tentando”, disse o mobilizador.

Por Sara Braga