A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, no auditório da Regional, a reunião de alinhamento com referências técnicas municipais da sua área de atuação.

Na reunião foram apresentadas as resoluções vigentes (8.383 e 8.384) às referências técnicas municipais de Vigilância de Causas Externas - Vigilância das Violências e Vigilância de Acidentes no Trânsito - e referências técnicas em Saúde do Trabalhador. Representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Juiz de Fora também estiveram presentes.

Todos os municípios estavam representados - Foto: Jonathas Mendes

O objetivo da reunião foi alinhar as diretrizes necessárias para trabalhar junto com os municípios, prestando apoio para elaboração dos dois planos de ação previstos nas resoluções. Além disso, esclarecer eventuais dúvidas que pudessem surgir.

Segundo Ana Amélia Dias, do núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Juiz de Fora, foi a oportunidade de promover a cooperação. "A gente tem aqui a educação permanente, que é esse apoio institucional das referências regionais; e a cooperação horizontal, que é a troca de informações entre os municípios", explicou Ana.

A reunião possibilitou às referências técnicas presentes conhecerem melhor o que deve ser feito em cada município. É o que avaliou Lidiane Aparecida Guimarães, representante da cidade de Santana do Deserto. "Creio que haverá uma melhoria para a comunidade e os trabalhadores, principalmente da área rural. Tudo que está sendo repassado irá somar para as cidades", relatou.

Os municípios terão até dia 1º de março para enviarem os planos de ação para as referências regionais.

Por Jonathas Mendes