A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, acompanhou durante o último mês de outubro, as ações do Outubro Rosa e Saúde da Mulher promovidas pelos municípios que compõem a microrregião de Saúde de Itabira, Guanhães e João Monlevade. Nas ações, além da mobilização, houve a ampliação da realização de exames para diagnóstico de câncer de mama e câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor regional de saúde, Maurício Marques, da GRS de Itabira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) focou a campanha no cuidado integral à Saúde da Mulher, onde hábitos saudáveis são considerados fatores importantes de prevenção, bem como os exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero. “Sabemos que o câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, e a mamografia é fundamental para diagnosticar a doença em estágios iniciais. Por isso a razão de tanta mobilização por parte dos nossos municípios e a ampliação da informação, pois a prevenção e diagnóstico precoce é fundamental para vencermos a doença”, destacou Maurício Marques.

Caminhada “Laços Unidos Pela Vida” município de São Gonçalo do Rio Abaixo - Foto: ASCOM Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Outubro Rosa no Médio Piracicaba

ITABIRA - A Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações para o Outubro Rosa, e um dos destaques da programação foi a ‘Quinta Rosa’. Nesta ação, todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município ficaram dedicadas exclusivamente a exames, atividades e iniciativas voltadas para a prevenção ao câncer de mama.

Em todas as quintas-feiras, as UBS foram direcionadas exclusivamente a consultas, exames de mamografia para mulheres com idades entre 40 e 69 anos, coleta de citopatológicos para mulheres de 25 a 64 anos e atividades diversas de prevenção.

JOÃO MONLEVADE - A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades ligadas à Saúde da Mulher. Dentre as ações, a intensificação do exame de mamografia. Só este ano foram realizados 1.641 exames deste tipo, dos quais 443 foram somente em setembro. Outra ação foi com as servidoras públicas, que participaram de ações de conscientização do câncer de mama e assistiram à palestra “Se ame. Se toque. Se cuide”, com a pedagoga, educadora sexual e sexóloga, Nádia Guimarães.

A Câmara Municipal do município realizou o 1º Fórum Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre saúde, além da valorização e proteção da mulher. O evento foi uma realização da Câmara Municipal de João Monlevade por meio da Procuradoria da Mulher, Prefeitura Municipal, Associação Mulheres em Ação (AMA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Monlevadense (CODEMM), com apoio da OAB João Monlevade.

Primeiro Fórum Outubro Rosa, município de João Monlevade   Foto: ASCOM Câmara Municipal de João Monlevade

SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO - O executivo coloriu alguns pontos da cidade com a cor rosa, como o prédio da Prefeitura, a Praça Central e a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, para lembrar sobre a prevenção, caminhões de lixo foram plotados de rosa, com mensagens lembrando sobre a importância da campanha.

Já a Câmara Municipal realizou uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama, ministrada pela enfermeira, Maria Rafaella Macedo, que incentivou as mulheres a conhecerem o seu corpo e realizarem o autoexame e, caso sinta qualquer alteração em seu corpo, procurarem seu médico para diagnóstico e tratamento.

O município ainda realizou no dia 22 de outubro a caminhada “Laços Unidos Pela Vida”. A Praça Central foi palco da concentração onde os participantes receberam água e fruta, que garantiram energia para se exercitarem. A equipe de fisioterapia municipal também atuou no alongamento e aquecimento dos participantes, fundamental para o início de qualquer atividade física.

NOVA ERA - Sem filas desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que já realizou 145 mamografias durante o mês de outubro. Segundo o município, 115 procedimentos foram realizados no Hospital São José e mais 30 no Hospital Margarida. A Prefeitura afirma ainda que, desde 2021, já não há mais filas para agendar o exame.

RIO PIRACICABA - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Estratégia Saúde da Família do distrito de Padre Pinto (Caxambu), realizou, dia 19 de outubro, uma ação para conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. O objetivo foi compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Segundo a administração, a Equipe esteve nas comunidades de Domingos José, Policarpo, Fazenda Velha e na região central do distrito, informando a população para a importância da prevenção, detecção precoce da doença, da realização do autoexame e procurar atendimento médico sempre que necessário.

Ação inédita na região

Uma ação inédita marcou o ‘Outubro Rosa’ em Itabira, onde quatro parceiros - uma instituição de ensino superior, um cabeleireiro voluntário, duas ONG`s e uma empresa privada - se uniram para levar esperança e autoestima para pacientes em tratamento de câncer em Itabira e região.

A faculdade UNA Itabira preparou um espaço especial e abriu as portas em três dias de outubro para que a comunidade pudesse fazer a doação de cabelos. Quem se interessou em ajudar teve as madeixas cortadas gratuitamente pelo cabeleireiro Matteus Henrique, além de concorrer ao sorteio de um kit de tratamento capilar da “Natylla Hair”, empresa especializada no ramo. Todo o cabelo arrecadado vai para a ONG ‘Fio de Luz’, que vai confeccionar perucas para doação. Elas serão entregues para pacientes oncológicos acolhidos pela ONG ‘ONCOVIVA’.

Por Flávio A. R. Samuel