Com objetivo de preparar profissionais da Saúde para o manuseio e aplicação da vacina BCG - utilizada para a prevenção contra as formas mais graves da tuberculose - o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora promoveu, na última terça, 18 de outubro, uma capacitação no auditório da Regional. Estiveram presentes enfermeiros e técnicos em enfermagem de 34 municípios da SRS Juiz de Fora.

O curso foi dividido em dois momentos: teórico e prático. Pela manhã, os presentes assistiram à exposição ministrada pela referência técnica em Imunização, Sandra Kilesse. Foram apresentadas as especificações da vacina, com foco também na composição. “Nós precisamos entender o que fazemos. É muito importante sabermos quais são os componentes dos imunizantes que aplicamos para que possamos diferenciar as reações esperadas e normais dos eventos adversos”, apontou Sandra.

Na parte da tarde, foram apresentadas técnicas de diluição e homogeneização das vacinas e, depois disso, os participantes tiveram a oportunidade de praticar, com o auxílio de simuladores - de braços e de recém-nascidos -, técnicas para aplicação de injeção.

Aula prática com o auxílio de simuladores sobre técnicas para aplicação de injeção - Foto: Marcella Victer

Vacinação: uma das estratégias para o fim da tuberculose como problema de saúde pública

Dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, em 2020, foram notificados aproximadamente 69 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Um dos objetivos do primeiro pilar do Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública (2021-2025) é intensificar as ações de prevenção da tuberculose. Para isso, uma das estratégias elencadas é manter a cobertura vacinal de BCG alta e homogênea nos territórios. Cimara Vieira, coordenadora do Nuvepi, destaca que por meio de capacitações como esta é possível proporcionar educação permanente, frequente e de qualidade. “Essa é uma das estratégias da SRS Juiz de Fora para o alcance da cobertura vacinal dos municípios da nossa região. Além disso, é importante lembrar que técnicos capacitados também passam segurança para a população.”

A vacina BCG é indicada para crianças de 0 a 4 anos e é disponibilizada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Enfermeiros e técnicos em enfermagem de 34 municípios da SRS Juiz de Fora, durante aula teórica - Foto: Marcella Victer

Por Marcella Victer