A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá ministrou uma  capacitação sobre a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, para os profissionais de Saúde dos 31 municípios da área de atuação da unidade, que administram o imunobiológico. O objetivo foi habilitar profissionais de enfermagem de diversos níveis da Atenção à Saúde como multiplicadores da técnica de aplicação, além de reforçar a padronização dos procedimentos e promover o aprimoramento dos conhecimentos científicos do tema. Ao todo, foram treinados mais de 50 profissionais de sala de vacinas no evento que aconteceu na última quinta-feira (02/06).

O curso foi dividido em parte teórica, com método de simulação e troca de experiências entre profissionais, e parte prática, com o auxílio de simuladores de braços para aplicação de injeção. Além disso, a capacitação abordou técnica de diluição, preparo e aplicação, eventos adversos pós-vacinação, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), distribuição de óculos de proteção, boas práticas de conservação na rede de frio e destinação correta de resíduos.

Créditos: Keila Lima

A tuberculose não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), e a principal forma de prevenção é a vacinação em massa. “É necessário um bom conhecimento técnico para aplicar a BCG eficientemente. O esforço para prevenir a tuberculose começa pela necessidade de vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade, sendo o técnico da sala de vacina um ator essencial neste cenário”, pontuou a referência técnica em Imunização da GRS Ubá, Wallan Mcdonald, . 

A grande efetividade das vacinas as tornam o principal meio de intervenção em saúde pública para a redução das mortes causadas por doenças imunopreveníveis, como é o caso da tuberculose. “Deu-se um momento de interação muito rico, em que os profissionais puderam compartilhar experiências e sanar dúvidas. Assim, a capacitação foi uma ferramenta importante na preparação das equipes de vacinação, que proporcionou atualização técnica e habilitação no manejo e aplicação da vacina”, declarou a Especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Luciane Zanoti, que também ministrou o curso.

Posteriormente, será realizada uma complementação prática nas Salas de Vacinas de Ubá e Muriaé, contemplando os técnicos em enfermagem das duas microrregiões de Saúde da GRS Ubá. Após a prática, eles irão receber o certificado de que estão aptos a aplicar a vacina BCG.

 

 

Por Keila Lima