Araguari, Coromandel, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata e Tupaciguara realizaram as Conferências Municipais de Saúde Mental em seus territórios, na região de Uberlândia, e Grupiara realizou a Conferência Livre de Saúde Mental. Aproximadamente mil pessoas participaram das Conferências, entre elas, usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores. Destes participantes, 27 foram eleitos e vão apresentar as propostas da região na Conferência Estadual de Saúde Mental.

Conferencia Saude Mental Araguari - Foto: Divulgação Prefeitura

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia assessorou e acompanhou os municípios na condução dos eventos que finalizaram em abril. Maria Lúcia dos Reis, referência técnica regional em saúde mental, mostrou-se satisfeita com as discussões durante as plenárias e as 120 propostas levantadas nas Conferências para avançar com as políticas públicas de atenção psicossocial. “O empenho dos municípios em realizar as conferências foi fundamental para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. Todas as propostas são importantes para o planejamento de melhoria dos serviços não apenas nos territórios municipais, como também para o embasamento de diretrizes em nível estadual e nacional”, disse Reis.

Resumo com as principais propostas apresentadas nas seis Conferências de Saúde Mental na região de Uberlândia

Eixo - Fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos

Sub-eixos

Principais propostas apresentadas

Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania

Amparo psicológico para familiares;

Garantia de continuidade do tratamento e inclusão social;

Ações de prevenção ligadas à saúde mental na Atenção Primária e escolas;

Extinção dos hospitais psiquiátricos.

Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

Educação permanente, melhoria das condições de trabalho (incluindo concursos para os profissionais) e ampliação dos profissionais habilitados para as equipes;

Treinamento (por meio de ferramentas digitais e presenciais) para profissionais, pacientes e familiares;

Aumento do financiamento público para a Saúde Mental;

Ampliação e melhoria dos CAPS;

Atualização da Linha Guia de Saúde Mental;

Prontuário eletrônico único no SUS para todos os níveis de atenção da Saúde Mental.

Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade

Inclusão do psicólogo nas escolas para trabalhar a temática;

Investimento nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para os CAPS;

Fortalecimento e incremento da Saúde Mental no Sistema Prisional;

Campanha de conscientização para a população em geral sobre saúde mental, psicopatologia e tratamento em saúde mental;

Desenvolvimento de projetos sociais intersetoriais.

Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia

Assegurar a efetivação de repasse financeiro para os municípios compatível com o diagnostico situacional;

Instituir ações, projetos e serviços voltados para a promoção da saúde metal resguardando a singularidade de cada município;

Investimentos em profissionais qualificados em todas as áreas da saúde mental e estrutura física adequada para o atendimento aos pacientes e familiares;

Políticas específicas para crianças e adolescentes afetados pela pandemia;

Desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente Saúde do Trabalhar e Educação.

A coordenadora de saúde mental de Araguari, Karine Viana Ferreira, destacou que realizar a Conferência de Saúde Mental foi um momento de reflexão e de trabalho em equipe. "Foram dois dias de grande relevância para todos os trabalhadores, familiares e usuários que contribuíram e contribuem para que tenhamos um cuidado em saúde mental de qualidade. Acreditamos que foi mais um passo rumo à saúde que acreditamos e desejamos”, finalizou a coordenadora.

O usuário do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Coromandel, Antônio Pereira da Cunha, esteve presente na Conferência de Saúde Mental e ficou satisfeito em participar. “As palestras foram boas e gostei muito das discussões nos grupos, em que todos puderam participar. Acredito que precisa ter outra conferência, pois é muito bom e importante para o município''.

Conferência Estadual de Saúde Mental

A V Conferência Estadual de Saúde Mental de Minas Gerais (V CESM-MG) será realizada, em Belo Horizonte, e tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental para o Estado de Minas Gerais. O tema principal da V CESM-MG é “fortalecer e garantir políticas públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

Por Lilian Cunha