No dia 27 de abril ocorreu, em Governador Valadares, no auditório da faculdade Univale, a 3° Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “Saúde Mental com qualidade e Inclusão Social”. O evento reuniu cerca de 300 profissionais entre psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e técnicos da saúde, e contou também com a presença da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares.

Superintendente da SRS Governador Valadares discursando - Foto: Fernanda Pamponet

Entre os assuntos apresentados pelos debatedores, tratou-se dos impactos psicológicos causados pelo coronavírus e consequentes adversidades financeiras, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional.

O superintendente Romulo Gusmão participou da mesa de abertura, e pontuou a importância de se pensar e refletir sobre a saúde mental em perspectiva integral, levando em conta não somente a assistência, como também a prevenção e a promoção da saúde mental, especialmente no âmbito da Atenção Primária. Destacou ainda a relevância da inserção social dos usuários com sofrimento mental, e mencionou o recente ganho da abertura de Residências Terapêuticas na região de Santa Maria do Suaçuí, Peçanha e São João Evangelista, onde foi possível humanizar o cuidado de quase 40 usuários que antes viviam em instituição de caráter manicomial.

A secretária de saúde do município, Caroline Sangali, apresentou em sua fala, as demandas sobre atendimento em saúde mental para a população valadarense, e pediu aos presentes que trouxessem propostas para a melhoria da prestação de serviço em saúde mental: “vocês são o elo entre nós e a comunidade, são vocês que escutam e têm a demanda; e é com muito privilégio que estamos aqui para ouvir a demanda e analisarmos o que pode ser feito” comentou a gestora.

Também presente, a Referência Técnica em saúde mental da superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, Fernanda Pamponet, participou de um dos eixos de discussões nas rodas de debates. “Tive a oportunidade de participar do eixo II que foi sobre Gestão, Financiamento, Formação e Participação Social, abordamos propostas que visam fortalecer os financiamentos dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), para um cuidado integral aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em suas diversas modalidades”, declarou a servidora.

Por Igor Simil