A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu participou, na sexta-feira 29 de abril, da IV Conferência Municipal de Saúde de Pocrane. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e trouxe como tema a garantia de direitos e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a presença de autoridades locais, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu Juliano Estanislau Lacerda, participou da cerimônia de abertura e, na sua fala, destacou a importância da realização das conferências de saúde.

Foto: Antonio Rodrigues

“As Conferências de saúde são convocadas pelo poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde. Seus objetivos principais são avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da políticas de saúde nos três níveis de gestão. É um espaço democrático que garante a participação da comunidade na gestão do SUS”, pontuou o superintendente, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores do evento e, principalmente, a comunidade que se envolveu e participou ativamente dessa importante agenda para a saúde do município de Pocrane.

Palestrantes

A referência em Saúde Mental da SRS Manhuaçu, Marcos Alexandre de Faria Moreira, foi um dos palestrantes convidados. Ele aproveitou a oportunidade e preparou um panorama da rede assistencial no território e do Estado de Minas Gerais.

“A Política de Saúde Mental do Estado de Minas Gerais visa o acolhimento e cuidado no território, nós trabalhamos para diagnosticar os pontos de atenção em cada município e região, possibilitando uma atenção estratégica e considerando o usuário como protagonista”, explicou Marcos Alexandre.

Simone Emerich, referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS Manhuaçu, também foi uma das palestrantes convidadas e, na oportunidade, apresentou informações relevantes sobre o fortalecimento da atenção primária e a importância da rede de atenção à saúde, com foco na assistência à população.

Por Antonio Rodrigues