A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participou, na terça-feira 26 de abril, da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de São Sebastião do Paraíso. O evento foi realizado no Teatro Municipal Sebastião Furlan pela Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Rede Municipal de Atenção Psicossocial. Com o tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência teve a presença de diversas autoridades, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Superintendente da SRS Passos, Kátia Gonçalves, falando na abertura da Conferência de São Sebastião do Paraíso - Foto: Ascom SRS Passos

A superintendente Kátia Rita Gonçalves representou a SRS Passos e, convidada a falar na cerimônia de abertura, enfatizou a importância da “união de esforços para a promoção de políticas públicas para a saúde mental”. “A conferência é um espaço de diálogo que oportuniza o debate de eixos extremamente relevantes na perspectiva de fortalecer as ações e os serviços da RAPS (Rede de Atenção Psicosocial) que tem como premissa a oferta de assistência pautada no cuidado no território, a integralidade do cuidado, a autonomia e o protagonismo dos usuários”, disse.

O prefeito Marcelo Morais, que é também o secretário de saúde do município, falou da importância do tema da 1ª conferência, do interesse da população pelo assunto e da necessidade de discussão das propostas de ações para a saúde mental. “Esse é o momento de vocês debaterem ideias para o levantamento de propostas para que nós possamos executar e atender o cidadão. Façam as propostas que o recurso nós iremos atrás”, afirmou.

Superintendente da SRS Passos, Kátia Gonçalves, no centro da imagem, participando da Conferência de São Sebastião do Paraíso - Foto: Ascom SRS Passos

A coordenadora Estadual de Saúde Mental, álcool e outras drogas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), Lírica Salluz Mattos Pereira, palestrou na conferência e elucidou que “é muito importante que exista um desenho claro da RAPS. Cada região e município deve ter definido os fluxos de atendimentos, com definição dos papéis de cada unidade de saúde no acolhimento, cuidado multiprofissional e apoio contínuo aos usuários da rede”.

Outros municípios também realizaram suas conferências de saúde mental – como Alpinópolis, Cássia, Nova Resende e Piumhi – mediante orientações da SRS Passos que, em fevereiro, promoveu um encontro on-line com gestores de saúde e referências técnicas em saúde mental. Na reunião, a SRS Passos repassou os objetivos e esclareceu como deveriam ser estruturadas as conferências municipais.

Por Enio Modesto