Em março, a referência técnica em Saúde do Trabalhador da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Maíra Menezes, apresentou o painel com alerta, prevenção e tratamento contra a tuberculose às referências técnicas de mobilização social dos sete municípios da microrregião de Saúde de Pirapora que participavam de reunião de trabalho na Regional, bem como às pessoas que adentravam e passavam pelo local.

A referência ainda ressaltou a importância da criação do Painel como alerta, e de sua emoção em participar da confecção, juntamente com a idealizadora, Gilza Francisca, e outros técnicos e estagiários da Regional. “É muito importante se sentir envolvido no processo de sensibilização e mobilização das pessoas para uma importante patologia, que há muito tempo tem tratamento e cura”, falou Maíra.

Créditos: Jhenifer Dalete

Em entrevista, a referência técnica regional da tuberculose, Gilza Francisca, disse que no dia 24 de março, comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose, que continua com a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a doença até o dia 31/3. Ela ainda acrescentou, que de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de março de 2022, estima-se que, em 2020, a tuberculose acometeu cerca de 9,9 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, em 2021, foram notificados 68.271 casos novos, o que equivale a um coeficiente de incidência de 32,0 casos por 100 mil habitantes, caracterizando um índice crescente de acometimento.

Finalizando, Gilza acrescentou também, que a GRS Pirapora realizou, ao longo do mês de março, várias ações de informação sobre a tuberculose em relação às orientações quanto aos sintomas e prevenção, haja vista o painel apresentado em local estratégico e de grande circulação de pessoas dentro da Unidade com o objetivo de orientar o público que adentra a instituição que a tuberculose tem cura e o tratamento é ofertado pelo SUS.

Por Adriana Katia