Reunião técnica que ocorreu na última terça-feira, dia 6 de abril, na Sala de Reuniões da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, contou com a presença de 16 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul para atualizar conhecimentos sobre a ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Programada em duas etapas, a próxima está prevista para o dia 13 de abril. As orientações foram repassadas de acordo com a Resolução CIB-SUS/MG Nº 7.732, de 22 de setembro de 2021, que institui o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para fortalecimento da Vigilância das Causas Externas (Violências e Acidentes de Trânsito) em Minas Gerais. 

Foto: Sara Braga

O Instrutivo de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada do Ministério da Saúde (MS-2016), a comunicação às autoridades competentes no caso de crianças e adolescentes, conforme exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), conselhos de direitos da pessoa idosa, conforme Estatuto do Idoso, perfil das vítimas de violência em Minas Gerais, violência doméstica/intrafamiliar e comunitária, entre outros, foram assuntos abordados. 

Edinel Ávila, referência técnica em Violências da SRS Uberaba, conta que foi muito gratificante perceber o interesse expresso no rosto de cada participante. Para ela, “o contato presencial tem a vantagem de podermos captar a receptividade das pessoas, e conduzir a reunião da melhor forma possível. Também ressalto que a notificação de violência contra menores de idade e idosos contribui muito para seu enfrentamento, já que é encaminhada às instituições responsáveis para interrupção do seu ciclo”. 

Para Greicy Gillyan, coordenadora de epidemiologia do município de Fronteira, “a reunião deu um novo olhar sobre as violências e ações que podem ser realizadas, além de como abordar o tema em diferentes esferas no município”. Ela afirma que “está sendo providenciada a ampliação das unidades notificadoras do tema, e a mobilização da área de educação para um trabalho nas escolas, além de um projeto que envolverá a área social, conselho tutelar, saúde e guarda mirim”, conclui.

Por Sara Braga