Com o objetivo de atualizar profissionais de saúde quanto aos procedimentos que devem ser adotados em situações de urgência e emergência, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) concluiu domingo, 27 de março, no município de Monte Azul, a 1ª Jornada de Simpósios Microrregionais do SAMU (Serviço Móvel de Urgência). Nos dias 25 e 26 de março a Jornada foi realizada em Janaúba, envolvendo profissionais que atuam na microrregião da Serra Geral de Minas. Nos dois dias seguintes as atividades ocorreram novamente em Monte Azul. Os dois municípios integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

Treinamento SAMU - Foto: Asom/Cisrun

O SAMU é parte integrante do SUS (Sistema Único de Saúde) e, para sua manutenção, conta com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, o Serviço Móvel de Urgência atende demandas de uma população estimada em mais de 1,7 milhão de pessoas.

Os simpósios iniciados neste mês têm como tema “Organização e Desafios para uma Rede de Urgência de Excelência”. Os treinamentos estão sendo coordenados pelo Núcleo de Educação Permanente do Cisrun. Com aulas teóricas e práticas, as capacitações abordam várias questões, entre elas lesões no trauma, acidentes de trânsito, avaliação e conduta nos ferimentos por armas brancas e de fogo.

Durante os simpósios os socorristas do SAMU também estão participando do processo de Recertificação Anual, que tem como foco atualizar os conhecimentos dos profissionais atuantes no Norte de Minas.

Em abril os treinamentos terão continuidade com previsão de contemplar municípios da microrregião de saúde de Brasília de Minas, integrante da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária.

Por Pedro Ricardo