Nos dias 15 e 16 de março, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) participou do IV Workshop para Controle da Tuberculose em Minas Gerais. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reuniu cerca de 70 pessoas, entre representantes dos laboratórios e dos programas de controle da tuberculose em todo o estado, além de pessoas que já tiveram a doença e que puderam compartilhar sua experiência. A oficina acontece sempre no mês de março, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03).

A referência técnica em diagnóstico de micobacterioses, do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas (SDBF) da Funed, Élida Aparecida Leal, representou a instituição no IV Workshop e apresentou a Rede Laboratorial da Tuberculose em Minas Gerais, da qual a Funed é coordenadora. "Atuamos na capacitação de profissionais envolvidos no diagnóstico, realizamos supervisão técnica em laboratórios da rede e participamos do Comitê Estadual para Combate à Tuberculose, em conjunto com a SES-MG", reforça a referência técnica.

Élida conta ainda que, no evento, foi apresentado um novo teste, incorporado recentemente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis, denominado teste de liberação de interferon-gama (IGRA). Por meio desse exame, será possível identificar os indivíduos que já tiveram contato com a bactéria causadora da tuberculose e que possuem a forma latente da infecção, os quais se caracterizam como reservatórios do bacilo, sem manifestação de doença ativa e sem transmissão do agente causador da doença. “Estima-se que um quarto da população mundial encontra-se nessa condição. Em outras palavras, é algo bastante comum. Atenção especial, no entanto, deve ser dada aos indivíduos com alterações no estado imunológico, nos quais existe a possibilidade de reativação bacteriana com o consequente desenvolvimento da forma ativa da doença", alerta. Enquadram-se nesse grupo as seguintes populações: indivíduos vivendo com HIV e baixa contagem de células T CD4, crianças menores de dois anos que foram contatos de casos de tuberculose, idosos maiores de 60 anos, pessoas com diabetes mellitus ou pacientes com doença ou em tratamento imunossupressor.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, lançou estratégias para erradicar a tuberculose como problema de saúde pública até 2035 e, dentre as ações propostas, constam o aumento da vigilância, diagnóstico e tratamento da infecção latente por Mycobacterium tuberculosis, sobretudo nas populações com maior risco de adoecimento. "É nesse contexto que o IGRA será disponibilizado - como uma ferramenta auxiliar e de alta especificidade para o diagnóstico da infecção latente", avalia a referência técnica.

A Fundação irá coordenar os laboratórios do estado que constituirão a rede diagnóstica do IGRA. Atualmente, o SDBF/Funed é referência para o diagnóstico da tuberculose e de outras micobacterioses em Minas Gerais, sendo o único laboratório no estado a realizar testes para identificação do Mycobacterium tuberculosis (bacilo causador da tuberculose) e o teste de sensibilidade aos fármacos utilizados no tratamento da doença, ambos executados em laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3).

A tuberculose

É uma doença infecciosa, de evolução crônica que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são tosse repetitiva, febre, emagrecimento e suor. A tuberculose tem cura e o tratamento tem duração mínima de seis meses.

O diagnóstico da doença no SUS é feito por meio da avaliação clínica do paciente, exames laboratoriais específicos e radiografia de tórax. A vacina BCG também é utilizada como forma de prevenção. Quanto aos exames para detectar a forma latente da doença, atualmente a metodologia utilizada no SUS é o teste tuberculínico (PPD) e, em breve, será disponibilizado o IGRA para realização do diagnóstico em grupos populacionais específicos com maior risco de adoecimento.

Por Assessoria Funed