A Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, promoveram, nos dias 16 e 17 de setembro, uma oficina sobre o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20).

Divulgação

O IVCF-20 é um questionário com 20 perguntas relacionadas à condição de saúde atual do paciente pós covid-19 que possibilitará ao profissional de saúde conhecer um pouco do impacto causado pela doença na saúde física, emocional, cognitiva desse indivíduo para melhor direcioná-lo dentro da Rede de Saúde.

“A covid-19 é uma doença que afeta várias áreas do corpo, podendo deixar sequelas temporárias ou permanentes. As pessoas acometidas por essa doença, principalmente as que foram internadas, precisam de um cuidado especial e direcionado. A rede de saúde pública precisará se organizar para receber esse paciente e ofertar a ele um tratamento adequado para a sua reabilitação”, ressalta a referência técnica da Rede de cuidados da pessoa com deficiência da SRS Teófilo Otoni, Lucina Handeri.

O fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), André Velano, precursor da aplicabilidade do IVCF-20 no município de Teófilo Otoni, compartilhou, na ocasião, a evolução de um paciente pós covid-19 que foi assistido por equipe multiprofissional conforme as necessidades apresentadas no IVCF-20 desse paciente. “Esse questionário é uma ferramenta que nos permite ter uma visão mais ampla da saúde do paciente. O objetivo dessa oficina é compartilhar com vocês a nossa experiência e sensibilizá-los quanto a importância dessa ferramenta para a adequada reabilitação desse indivíduo", ressalta.

“A apresentação do IVCF-20 aqui hoje, nos deu um norte com relação ao acompanhamento do paciente pós covid-19. A partir daqui, poderemos ter uma visão mais clara de como abordar e acolher essas pessoas. Reabilitando-as e, até mesmo, referenciando-as no serviço especializado se necessário”, pontua a enfermeira e coordenadora de Atenção Primária do município de Pavão, Irayana Moutinho.

Participaram da oficina no primeiro dia, os coordenadores de Atenção Primária dos municípios pertencentes à microrregião de Saúde de Águas Formosas, Nanuque e Padre Paraíso. E, no segundo dia, os coordenadores de Atenção Primária dos municípios pertencente às micros de Teófilo Otoni, Malacacheta e Itambacuri, além dos estudantes do curso de fisioterapia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - Unipac.

Por Déborah Ramos Goecking