A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio da Assessoria de Comunicação Social, participou na última sexta-feira, 13/8, da cerimônia de premiação do concurso “Todos contra a Dengue”, promovido pela Escola Municipal Maria Ramos e a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Nilza Pereira de Brito, a ideia do concurso surgiu na construção do plano de contingência para o enfrentamento das arboviroses no município. “Na época, a Escola Municipal Maria Ramos procurou a equipe da Vigilância Ambiental para ajudar na realização de um mutirão virtual. Fomos até a escola e propomos a realização de um concurso de redação e desenho com o objetivo de sensibilizar pais e alunos sobre a gravidade da dengue. A pedagoga da escola ficou entusiasmada com a ideia, e alguns dias depois nos enviou o regulamento do concurso, cujo tema da redação seria - Dengue: Como combater este terrível mosquito”, explicou Nilsa sobre o surgimento do projeto.

Participaram também do evento, a secretária municipal de educação ciência e tecnologia, Natália Galvão Pereira, os vereadores Eliane Moreira, Fábio Lemes e Roberto Crescêncio, a referência técnica municipal das arboviroses, Marisa da Costa Moreira, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Nilza Pereira de Brito, o coordenador municipal da Vigilância Ambiental, Matheus Alves da Silva, a diretora e as professoras da escola, os pais e os alunos premiados em 1º, 2º e 3º lugar.

Na ocasião, a referência em mobilização social da SRS de Teófilo Otoni, Déborah Ramos, falou da Campanha contra às arboviroses proposta pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o ano de 2020/2021.  “A SES propôs um olhar para as próprias residências. Com a pandemia da covid-19 temos ficado mais em casa, o que nos possibilita ficarmos mais atentos a possíveis focos do mosquito. Nas redações, percebemos que vocês captaram a ideia. A dengue é uma doença grave e para combatê-la, é preciso do engajamento de todos, principalmente das crianças, que são a grande motivação para a construção de um mundo melhor”, pontuou.

Por Ascom SRS de Teófilo Otoni