Com a intenção de reforçar a importância do Programa Academia da Saúde, de como impacta positivamente a saúde da população (para os municípios com unidades da Academia da Saúde) e, também, para introduzir princípios e diretrizes do programa para as unidades que ainda entrarão em funcionamento, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou uma capacitação online, no dia 28/10, que foi planejada pela referência técnica da regional, Emily Rezende Avelar.

Crédito: Thayane Viana

“A mudança de perfil da saúde tem exigido avanços na maneira como se organizam e são oferecidos os serviços de saúde para garantir o acesso e os cuidados coerentes ao cenário atual de adoecimento e mortalidade por condições crônicas; sobretudo quando falamos em excesso de peso e obesidade. Dessa maneira, o programa vem somar a esforços, por meio do polo da Academia da Saúde é possível aplicar na prática o conceito de promoção à saúde”, explicou Emily.

Além dos municípios jurisdicionados pela SRS/Alfenas, aderidos ao programa, participaram da videoconferência as referências técnicas do programa do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Mário Augusto do Rosário e Carolina Guimarães Nascimento. O programa foi criado em 2011 e tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde, bem como para hábitos saudáveis de vida.

Os seguintes eixos são priorizados no polo do Programa Academia da Saúde: práticas corporais e atividades físicas; alimentação saudável; práticas integrativas e complementares em saúde; práticas artísticas e culturais; produção do cuidado e de modos saudáveis de vida; educação em saúde; planejamento e gestão e mobilização da comunidade.

Após os conceitos e eixos do programa, o educador físico do polo no município de Monte Belo, Sérgio Antônio Zeitune Júnior, disse que “o desenvolvimento das atividades do programa proporcionou uma enorme e positiva realização profissional e pessoal” e a coordenadora da atenção básica, Vanessa Bueno da Silva, relatou que “o sucesso do programa no município é fruto de um trabalho realizado com muito amor e dedicação”. Através do relato do trabalho desenvolvido nesse município, foi possível observar os princípios do programa e da promoção à saúde aplicados na prática: apoio da gestão, acolhimento, integralidade, amorosidade, criatividade, vínculo, coordenação do cuidado, trabalho em equipe e intersetorialidade.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi