Em coletiva virtual desta quarta-feira (7/10), o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), João Pinho, falou sobre a importância dos cuidados para prevenção à covid-19 durante a Campanha Nacional de Multivacinação.

Em Minas Gerais, com o slogan “Cartão em dia, saúde protegida”, a campanha objetiva reforçar a importância de manter a vacinação em dia, em qualquer idade, para garantir uma vida saudável e livre de doenças.

“As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão equipadas e preparadas para receber a população com a maior segurança possível. Entretanto, é fundamental que os usuários estejam atentos quanto aos cuidados para prevenção à covid-19. O Ministério da Saúde alerta para a adoção constante da etiqueta respiratória, que inclui cobrir a boca com a face interna do cotovelo ou com auxílio de lenço descartável ao espirrar, lavar as mãos com frequência, não tocar o rosto e manter o uso de máscara quando sair à rua. As máscaras devem ser usadas por crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos como medida de prevenção de transmissão e contágio”, reforçou.

Também é recomendado não manter contato próximo com outras pessoas por meio do aperto de mão, beijo e abraço, principalmente enquanto a pessoa estiver aguardando para receber a vacina.

“Reforçamos que os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para vacinar, mesmo com a pandemia, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios”, pontuou João Pinho.

Ao longo da Campanha Nacional de Multivacinação, serão disponibilizadas 18 tipos de vacinas e, no estado de Minas Gerais, há a estimativa de 4.453.616 crianças de adolescentes.

Cartão de vacinas

Ao longo da coletiva, o Chefe de Gabinete da SES-MG também falou sobre a importância do cartão de vacinação para auxiliar no controle e acompanhamento das doses já recebidas.

“Não só crianças, mas também adolescentes, adultos e idosos devem manter suas vacinas em dia. Caso não esteja de posse do cartão, por motivo de perda ou dano, a orientação é para que o usuário procure o serviço de saúde onde costuma se vacinar. A partir do chamado cartão espelho, onde ficam arquivados os registros de doses já aplicadas, o profissional de saúde poderá avaliar a situação vacinal do usuário”, explicou João Pinho.

É importante frisar que a ausência do cartão não impede ninguém de ser vacinado.

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início na última segunda-feira (5/10) e segue até o dia 30. O dia D, com divulgação e mobilização nacional, vai acontecer em 17 de outubro.

Saiba mais em www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Por Jornalismo SES-MG