A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) iniciou nesta quarta-feira, 13/5, trabalho de capacitação de referências técnicas de controle de endemias dos municípios de Salinas e Porteirinha, objetivando transferir o trabalho de controle de arboviroses (dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus), doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A capacitação, teórica e prática realizada pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Montes Claros, envolve o manuseio e a aplicação de inseticidas por meio de equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV) costal e veicular.

Crédito: Pedro Ricardo

O coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde, Valdemar Rodrigues dos Anjos explica que a capacitação dos agentes de controle de endemias dos municípios visa agilizar o trabalho de controle de focos do Aedes, serviço que até então estava sendo executado por técnicos da SES-MG. Neste ano, atualmente Salinas apresenta 163 casos notificados de dengue e um caso de Febre Chikungunya. Já Porteirinha tem 149 novos casos de dengue notificados e três de Febre Chikungunya. A partir da próxima segunda-feira, 18/5, as referências técnicas da Regional de Saúde viajam para Salinas e Porteirinha para acompanhar e orientar os profissionais dos municípios em trabalho de campo.

“Os municípios precisam manter ações permanentes de controle do Aedes aegypti visando evitar a ocorrência de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Isso porque, o aumento de demandas de atendimentos nos serviços de atenção primária dos municípios poderá agravar a situação. Para evitar que isso ocorra, além de orientações técnicas a Superintendência Regional de Saúde tem acompanhado os índices de infestação do Aedes aegypti nos 54 municípios que integram a sua área de atuação, a fim de auxiliar as secretarias de saúde em caso de necessidade”, completa Valdemar Rodrigues.

Durante a capacitação dos agentes de endemias de Salinas e Porteirinha as referências técnicas da SES-MG em Montes Claros, Ronildo Barbosa Santos e Cleber Moraes de Sá frisaram que a aplicação de inseticida por meio da utilização de veículo só ocorre quando os municípios perdem o controle da proliferação de focos do Aedes aegypti. Para evitar que isso ocorra, eles assinalaram que “sempre que os serviços de saúde notificarem algum caso suspeito de dengue, Febre Chikungunya ou Zika vírus, os agentes de controle de endemias deverão realizar trabalho de bloqueio na região onde o paciente reside, com eliminação de focos do mosquito com utilização de UBV portátil. Já a aplicação de inseticida por meio de UBV veicular só deve acontecer visando a eliminação de mosquitos adultos”.

Além da capacitação dos agentes de controle de endemias dos municípios com alta incidência de transmissão de arboviroses, a Regional de Saúde vai disponibilizar UBV veicular. Nesta semana a Central Regional de UBV recebeu seis novos veículos. Em abril a SRS já disponibilizou UBV veicular para o município de Montes Claros, visando a aplicação de inseticida em bairros que apresentam alta incidência de transmissão de arboviroses.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Neste ano, de acordo com Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 12/5, pela SES-MG, o Estado já registrou 64 mil 110 casos prováveis de dengue e ocorrência de cinco óbitos. Há, ainda, 26 óbitos em investigação.

Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados, até o momento, 1 mil 234 casos prováveis da doença e há um óbito suspeito.

Por outro lado, nesta ano já foram notificados em Minas Gerais 297 casos prováveis de Zika vírus, sendo 34 em gestantes.

Por Pedro Ricardo