Nessa quinta-feira (5/3), os gestores de saúde do Norte de Minas e a coordenadoria regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde participaram do “1º Café com o Gestor”, realizado no auditório das Faculdades Prominas, em Montes Claros. Durante o encontro, os participantes tiveram acesso aos resultados das ações implementadas, em 2019, pela Regional de Saúde de Montes Claros e participaram das discussões para o planejamento de 2020.

Crédito: Pedro Ricardo

A superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thaunne Pereira Marques, durante a sua apresentação, salientou que a união de esforços entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com os municípios se constitui estratégia de fundamental importância para o planejamento da ampliação e melhoria dos serviços prestados à população. Em dezembro do ano passado, a equipe técnica da Regional de Saúde iniciou os trabalhos de planejamento de ações para 2020, “mas, para que tenhamos condições de aumentar a agregação de valor para os serviços de saúde dos municípios, nada melhor do que ouvir os gestores a fim de que o planejamento possibilite potencializarmos a conquista de resultados efetivos para a sociedade”, completou.

Na abertura do encontro a superintendente apresentou o balanço das principais ações implementadas em 2019, pela Regional de Saúde de Montes Claros. Mesmo com redução de 28,5% das despesas da Regional de Saúde, entre outros resultados foram resolvidas 305 demandas apresentadas à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS); o Núcleo de Assistência Farmacêutica atendeu mais de 42,9 mil usuários e disponibilizou mais de 2,4 milhões de unidades de medicamentos do componente especializado. Além disso, foram abertos mais de 3,3 mil novos processos para o fornecimento de medicamentos a usuários do SUS.

Já a Central de Regulação de Leitos analisou mais de 114 mil solicitações para internação de pacientes; a Regional de Saúde distribuiu para municípios da sua área de atuação mais de 1,4 milhão de doses de vacinas; 705 mil seringas e 11,2 toneladas de inseticidas para o combate a focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus. Também foram repassados aos municípios 107 mil kits para testes rápidos de HIV.

Ainda em 2019, a Regional de Saúde de Montes Claros recebeu mais de 28,5 mil amostras para a realização de exames no Laboratório Macrorregional Norte; capacitou mais de 1,1 mil profissionais de saúde dos municípios em ações de vigilância epidemiológica e sanitária; realizou 64 inspeções em estabelecimentos de saúde; analisou 57 processos de prestações de contas de municípios, compreendendo investimentos superiores a R$ 3 milhões e fez o acompanhamento de 18 processos  de auditoria.

Em eventos com envolvimento direto da população, os municípios realizaram 971 ações de mobilização, voltadas para a prevenção e promoção da saúde.

“Estamos passando por um novo cenário que, entre outros fatores, inclui restrições financeiras. Diante dessa situação nosso foco tem sido investir em planejamento, para que possamos alcançar uma gestão de qualidade. Nesse contexto, o monitoramento de resultados e a definição de prioridades se faz necessário para que possamos atender com clareza o máximo de demandas possíveis dos municípios e, consequentemente, da população”, concluiu a superintendente regional de Saúde.

Integração

Com fala também focada no fortalecimento de parcerias com os municípios e no planejamento estratégico, a gerente regional de Saúde de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano Souza, observou que “a Regional de Saúde de Montes Claros tem se constituído um importante elo de apoio às regionais de Pirapora e Januária, além de atender as demandas dos municípios que compõem a sua área de atuação. Temos orgulho do trabalho de parceria e integração de ações que as três regionais de saúde têm procurado implementar, pois o mais importante é que possamos atender as demandas dos municípios e, principalmente, da população”, reforçou.

Por sua vez, o promotor da coordenadoria regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde, Leandro Pereira Barboza lembrou que “diante da situação financeira difícil pela qual passam o país e o Estado ser gestor, principalmente da área da saúde não se constitui tarefa fácil. Mas, desde 2019, quando assumi a coordenadoria regional de Justiça e Defesa da Saúde vejo que as regionais de Saúde de Montes Claros, Pirapora e Januária têm procurado prestar o melhor serviço aos municípios, voltado para a busca de soluções. Nesse contexto, o Ministério Público reafirma a disposição de fortalecer parcerias com as regionais de saúde visando definirmos ações estratégicas voltadas para a melhoria e ampliação dos serviços no Norte de Minas”, concluiu.

Programação

Na primeira etapa do “1º Café com o Gestor”, o psicólogo Wallace Souza Simões ministrou palestra sobre Mindfulness, que se constitui uma técnica de meditação voltada para o manejo do stress e da ansiedade que, atualmente, tem se tornado um dos principais problemas enfrentados por gestores de diversas áreas, inclusive da saúde.

Posteriormente, os coordenadores dos núcleos que compõem a Regional de Saúde de Montes Claros apresentaram as principais ações que tem implementado, além de pendências e oportunidades que os municípios possuem para expansão ou melhoria de serviços na área da saúde.

Na ocasião, os gestores tiveram oportunidade de apresentar sugestões para o planejamento 2020 da Regional, incluindo apoio e capacitação das equipes técnicas dos municípios.

Por Pedro Ricardo