A superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, acompanhada da coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira e da coordenadora do Núcleo de Redes e Atenção à Saúde, Maria Aparecida Gonçalves Oliveira, estiveram, na última quarta-feira (05/02), no auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), para apresentar aos novos servidores da saúde do município de Diamantina a importância e os desafios da implantação do projeto piloto Saúde em Rede, na macrorregião do Jequitinhonha.

IMG 9246

O convite foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, que está recebendo 48 novos servidores que foram aprovados em concurso público realizado pela prefeitura. “Quase 20% dos servidores ligados à atenção primária à saúde foram substituídos por profissionais aprovados em concurso público. Dessa forma, buscamos o apoio da equipe da Regional de Saúde de Diamantina para apresentar o conceito, a metodologia e as etapas da implantação do Saúde em Rede que foram realizadas até o momento”, informou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Diamantina, Santa Irene Meira.

Em sua apresentação, a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Cruz Santana, parabenizou os servidores pela posse, destacou os eixos de atuação da regional, a sua missão e, em especial, falou sobre a implantação do Saúde em Rede na região. “Estamos passando por um momento desafiador e de fortes mudanças, o engajamento destes servidores com a nova proposta de atendimento do Saúde em Rede será primordial. É importante que todos saibam que a nossa região está sendo observada pelo restante do estado. O Saúde em Rede é uma das ações prioritárias do Governo de Minas e está sendo acompanhada de perto pelo secretário de estado de saúde e pelo governador. Por isso, conto com a força de trabalho e compromisso de todos para sermos um exemplo positivo para o sucesso da expansão do projeto para as demais regiões, que vai acontecer ainda neste ano”, ressaltou Cleya.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da Regional de Saúde de Diamantina, Karlyone Elizarda Martins de Souza Ferreira, os novos servidores vão passar por uma capacitação intensiva do Saúde em Rede. “A partir de um cronograma que será criado pela Secretaria de Saúde de Diamantina, com o apoio de uma das madrinhas do Saúde em Rede, que são profissionais responsáveis pelo repasse da metodologia do projeto, será possível apresentar aos novos servidores as etapas já implantadas do Saúde em Rede, que teve início em julho de 2019. Nossa expectativa é que em dois meses eles já estejam preparados para acompanharem o cronograma comum do projeto”, salientou Karlyone.

Por Ricardo Maciel