A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está avançando na expansão dos serviços médicos de alta complexidade no Norte de Minas. Nessa terça-feira (19/11), foi realizada na Regional de Saúde de Montes Claros reunião com o objetivo de tirar dúvidas de dirigentes de instituições prestadoras de serviços hospitalares que oficializaram o interesse em se tornarem referência na assistência de alta complexidade em obesidade na região.

Crédito: Pedro Costa

O encontro contou com as participações do coordenador da Alta Complexidade da SES-MG, David Mello de Jesus, da coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa; de representantes do Núcleo de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e dos hospitais Aroldo Tourinho, Prontosocor, Dilson de Quadros Godinho e Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira.

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Ludmila Barbosa, avalia que “a reunião foi bastante produtiva, pois possibilitou aos representantes das instituições esclarecerem as dúvidas sobre o processo de habilitação, deixando claro que os serviços devem atender a todos os critérios estabelecidos por Portaria Ministerial que rege esse pleito. Além disso, ficou esclarecido que o serviço não se restringe à realização de cirurgia bariátrica, mas, também, no atendimento integral do paciente obeso tanto na fase ambulatorial pré e pós-operatório, contemplando, inclusive, a realização de cirurgia plástica”, observa.

Como resultado da reunião, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (SMS), que detém a gestão dos serviços de saúde de alta complexidade, em janeiro de 2020 deverá realizar visita técnica aos hospitais que estão se candidatando à habilitação como referência no atendimento de alta complexidade em obesidade. Os relatórios das visitas técnicas determinarão as instituições que constituirão o processo de habilitação.

As documentações exigidas para habilitação deverão ser apresentadas pela SMS de Montes Claros em janeiro para que, em fevereiro, o processo seja pactuado em reunião da Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas (CIRA).

O coordenador da Alta Complexidade da SES-MG, David Mello de Jesus, lembrou que “a habilitação se constitui prerrogativa do Ministério da Saúde que, em Minas Gerais, só possui nove prestadores para atendimento de pacientes com problemas de obesidade e nenhuma instituição está sediada na região ampliada de saúde do Norte de Minas, constituída por 86 municípios”, pontuou.

Diante dessa situação, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, salienta que “o encaminhamento do processo de habilitação de serviço para atendimento de demandas de pacientes obesos no Norte de Minas além de ampliar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS), evitará o encaminhamento de pacientes da região para tratamento em outros centros urbanos, resultando em maior agilidade e comodidade”, finalizou.

Por Pedro Ricardo