Dentro da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece entre os dias 4 a 8 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizará em Montes Claros, sexta-feira, dia 8/11, a 1ª Oficina de Cuidado Primário em Saúde: Detecção Precoce do Câncer de Boca e Manejo do Paciente Oncológico. O evento, organizado pela Regional de Saúde de Montes Claros, acontecerá a partir das 8 horas, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, sediado no bairro Ibituruna.

Arte: Divulgação | Ministério da Saúde

A referência técnica em saúde bucal, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Montes Claros, Denise Silveira, explica que a oficina objetiva contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam nos serviços de atenção primária dos municípios norte-mineiros.

“Considerando o grande número de casos de câncer bucal sendo identificados em estágio avançado, a realização da oficina possibilitará aos cirurgiões dentistas da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) a troca de experiências e o alinhamento técnico na organização de um fluxo de atendimento aos pacientes com lesões sugestivas de câncer ou já em terapêutica oncológica, evitando atrasos e as complicações comuns durante o tratamento”, explica Denise Silveira.

Entre as discussões, a oficina definirá diretrizes para que os serviços de atenção primária dos municípios façam a adequação bucal de todos os pacientes que forem diagnosticados com qualquer tipo de câncer. Isso porque, antes do início do tratamento oncológico, os médicos devem encaminhar os pacientes a um serviço de saúde bucal para avaliação e, se necessário, realização de adequações para que não ocorram infecções na boca em virtude da diminuição da imunidade.

Para a realização da oficina, a SES-MG solicitou aos municípios a participação de um cirurgião dentista de referência da atenção primária à saúde e que tenha disponibilidade de repassar o conteúdo para os demais profissionais atuantes na localidade onde trabalha. A oficina contará com a participação do cirurgião dentista, Edmilson Martins de Freitas, doutor em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com ênfase em câncer bucal e com experiência em diagnóstico bucal, radioterapia, mucosite, laserterapia e manejo odontológico de pacientes em tratamento radioterápico e quimioterápico. Edmilson Freitas é membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

Norte de Minas

O atendimento bucal no SUS começa nos serviços de atenção primária à saúde e é realizado pelas equipes de saúde bucal, que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O primeiro passo a ser dado por quem precisa de atendimento bucal é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, portando o Cartão Nacional de Saúde.

Em 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros, o SUS possui 357 equipes de saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista, técnico e/ou auxiliar em saúde bucal. Toda equipe é responsável por um território que, em geral, concentra entre 2 mil a 4 mil pessoas.

As equipes que atuam na atenção básica são responsáveis por realizar minimamente ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde, buscando resolver pelo menos 80% das demandas apresentadas pelos usuários do SUS.

Além das equipes de saúde bucal, 37 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros possuem credenciamento de laboratórios de próteses dentárias. Até agosto deste ano os municípios já atenderam uma demanda de 7.504 próteses dentárias pelo SUS, enquanto que, em 2018, foram entregues 9.591 próteses.

Além disso, a região possui 11 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que atendem pacientes com problemas de saúde bucal mais complexos e que são encaminhados pelos serviços de atenção primária à saúde.

Semana Nacional

O objetivo da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal é estimular nos gestores municipais e na população ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil. Durante toda a semana, o Ministério da Saúde realiza ações de comunicação nas redes sociais, emissoras de televisão e de rádio para informar o que é o câncer bucal; como prevenir a doença e orientar sobre onde e quais os serviços de saúde bucal estão disponíveis à população através do SUS.

O câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.

Segundo o Ministério da Saúde, por ano a estimativa de novos casos de câncer de boca é de 14,7 mil notificações, sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres. Em Minas Gerais, foram estimados para o ano de 2018 a notificação de 1.440 novos casos de câncer de boca. Em 2017, ocorreram 890 mortes causadas por esse tipo de câncer no estado.

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Um pequeno grupo de pacientes mais jovens, não tabagistas e não alcoólicos pode desenvolver a doença. Pesquisas têm buscado respostas na biologia-molecular para a incidência neste grupo, porém ainda não há resposta sobre o assunto.

O câncer é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção da saúde, melhoria dos hábitos alimentares, cessação do tabagismo, aumento do acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce das lesões pré-malignas.

Hábitos de vida saudáveis são importantes na prevenção do câncer de boca: abstenção de cigarro e de bebidas alcoólicas; dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral e autoexame bucal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer de boca em até 25% até 2025.

Por Pedro Ricardo