Na última quinta e sexta-feira, 2/05 e 3/5, a Regional de Saúde de Divinópolis juntamente com a Regional de Educação de Divinópolis e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram a reunião intersetorial para as ações educativas de prevenção aoas acidentes de trânsito a serem implementadas pelos municípios da região Ampliada Oeste. Focada em 2019 no pedestre, a campanha Maio Amarelo traz como slogan “ No trânsito, o sentido é a vida”. 

Em Minas Gerais, a ação é articulada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG), Secretaria de Estado de Educação(SEE-MG) e Departamento de Estradas e Rodagens (DEER-MG). São parceiros em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), Nascentes das Gerais, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Desenvolvimento Social(Sedese-MG). Participaram representantes dos municípios do Centro-Oeste das áreas da saúde, educação e assistência social. 

O objetivo da campanha é evidenciar que as mortes causadas nas vias urbanas por acidentes de trânsito e como estas podem ser evitadas com medidas simples como atravessar na faixa de pedestre, respeitar o limite de velocidade, não fazer uso de bebidas alcoólicas quando estiver na direção, entre outras.

Crédito: Willian Pacheco

 

“Temos que ser mais responsáveis. Os acidentes no trânsito representam umas das maiores causas de internação pelo SUS. O que vale aqui dizer que estamos diante de uma epidemia causada, muitas vezes, por imprudência. Por isso, a importância deste encontro, desta parceria, para trabalharmos mais a promoção, principalmente com jovens e adultos na faixa etária de 15 a 29 anos”, destacou o Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva. 

O secretário de trânsito, Transporte e Segurança Pública de Divinópolis (Settrans), Marcelo Augusto, ressaltou a importância da discussão do tema nas escolas e do envolvimento da comunidade. “Faremos um passeio ciclístico no final do mês para envolver a comunidade, além de palestras nas escolas e blitz educativa”, disse. 

Um trabalho de conscientização que começa desde cedo no município de Iguatama. “O trabalho começa desde a educação infantil. São palestras e produção de desenhos para os menores. Com os adolescentes, confeccionamos cartazes para conscientizar e orientar quanto ao perigo que o Trânsito oferece”, frisou a Secretária de Educação do município, Mariza Rezende Pereira.

 

Por Willian Pacheco