No dia 13 de setembro, os alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizaram visita guiada na Biblioteca Agostinho Pestana, localizada na Unidade Sede da instituição.

A visita surgiu da necessidade dos alunos conhecerem o acervo da biblioteca, em especial as publicações sobre Vigilância em Saúde, disciplina ministrada pela docente Daniella Borges, que os acompanhou nesse dia.

Segundo ela, é importante o aluno conhecer melhor o espaço que ele está inserido durante o curso, além de incentivar o acesso ao acervo da biblioteca. “Ficamos muito tempo nas redes sociais, claro que tem muita coisa produtiva, mas a biblioteca é uma fonte de informação e também de orientação para pesquisa, para trabalhos e para crescimento profissional também”, afirma.

Orientação

Os alunos do TSB foram recebidos e orientados pelo bibliotecário da Escola, Jefferson Oliveira, que distribuiu um folheto explicativo sobre o empréstimo de livros, consultas de itens do acervo, que vai de livros técnicos dos campos da saúde pública e coletiva, até literatura mundial.

Créditos: Scarlet Ferreira (ASCOM/ESP-MG)

Para ele, o papel das bibliotecas atualmente está mais voltado em facilitar que as pessoas tenham acesso às informações que necessitam. “Uma das formas de se fazer isso é a orientação para a identificação de fontes de informações confiáveis e o uso técnicas de busca e ferramentas tecnológicas”, explica.

Atento aos estudos

Jefferson Martins de Souza, auxiliar administrativo na Policlínica do município de São Joaquim de Bicas e aluno do curso, se encantou com o espaço, especialmente os computadores com acesso à internet. “Aqui é ideal para estudar. O acesso à internet facilita as consultas para identificar os livros e nos auxilar nas pesquisas para os trabalhos”, disse.

A Biblioteca

A biblioteca da ESP-MG está localizada Av. Augusto de Lima 2061, Barro Preto – BH/MG. O espaço é aberto ao público (que também pode realizar empréstimos de livros) de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.

Mais informações: (31) 3295-4010 | biblioteca@esp.mg.gov.br.

Por Scarlet Ferreira (ASCOM/ESP-MG)