A reestruturação do Comitê Gestor de Urgência e Emergência do Norte de Minas e a mobilização dos municípios para a realização de curso de qualificação de conselheiros municipais de saúde foram temas tratatos nesta sexta-feira, 11, durante reunião da Comissão Intergestora Regional – (CIRA), realizada em Montes Claros. O encontro contou com a participação de gestores de saúde dos municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems).

Crédito: Pedro Ricardo

O Comitê é um espaço formal de discussão e implementação das correções necessárias à permanente adequação do sistema de atenção à saúde, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos planos de atenção às urgências regional e estadual. É o Comitê que determina as metas a serem atingidas pela rede através de indicadores de resultados, além de avaliar e propor alterações no plano de operações do sistema de atenção às urgências e emergências. Outra função do Comitê é elaborar as normas e protocolos de atendimento dos componentes pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar.

Com a indicação de novos membros para compor o Comitê de Urgência e Emergência a partir do dia 25 de maio a SRS de Montes Claros vai retomar a realização de reuniões bimestrais. Entre representantes de várias instituições ligadas ao segmento da saúde o Comitê conta com a participação de dirigentes de hospitais, do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas – (Cisrun) que administra o Samu Macro Norte, Corpo de Bombeiros e do Cosems.

Cleiton Francis, referência técnica do Núcleo de Redes da Superintendência Regional de Saúde explicou que os membros do Comitê terão prazo até cinco dias antes das reuniões bimestrais para apresentar sugestões de assuntos a serem colocados em discussão, visando a melhoria dos serviços prestados pela rede de urgência e emergência.

CONSELHOS DE SAÚDE

Durante a reunião da CIRA o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros comunicou aos gestores do Norte de Minas que já estão abertas as inscrições para a realização do curso de qualificação de conselheiros  municipais de saúde. O curso será ministrado em Montes Claros, no período de 11 a 15 de junho. A carga horária será de 40 horas e as aulas serão ministradas por profissionais credenciados pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – (ESP-MG).

Cada município poderá inscrever quatro conselheiros para participar do curso, contemplando representantes do segmento usuário, trabalhador, prestador de serviços, gestor e movimentos sociais.

O curso tem por objetivo possibilitar às conselheiras e conselheiros o aperfeiçoamento de uma consciência crítica sanitária e apresentar instrumentos para intervenções mais objetivas para que acompanhem de forma mais qualificada as discussões, negociações e pactuações das políticas públicas do Sistema Único de Saúde – (SUS).

Por Pedro Ricardo