Neste sábado (24/03) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para celebrar a data, a Regional de Saúde de Belo Horizonte distribuiu o material informativo da campanha nas drogarias e farmácias do entorno da Praça Sete, na capital mineira. De acordo com o médico da Regional de Saúde de BH, João Júnior, a tuberculose é ainda bastante frequente no Brasil e no mundo ocasionando muitos óbitos. Toda pessoa com tosse há mais de 3 semanas, com ou sem escarro, deve procurar uma unidade básica de saúde.

Outros sintomas como suor noturno, perda de peso, falta de apetite, cansaço e dor no peito também podem ocorrer. Sobre o tratamento, o médico informa que é altamente eficaz, gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O perigo de transmissão pela tosse e espirro já não ocorre após 15 dias de tratamento, que dura em média seis meses. A medicação, que é toda oral, é fornecida apenas pela rede pública de saúde”, afirmou o médico.

Crédito: Alessandra Maximiano

Ainda segundo ele é extremamente importante o uso dos medicamentos pelo tempo correto, que é de seis meses, pois mesmo com a regressão dos sintomas o uso por tempo inferior pode implicar em um tratamento bem mais complexo com medicação injetável, muitas vezes internação, ocorrendo assim um percentual menor de cura.

“Atualmente para o tratamento da tuberculose não é necessário alimentação especial ou afastamento das atividades diárias. A internação somente é necessária nos casos mais complexos”, explica. O médico também informa que a divulgação de informações sobre a doença também é uma das formas de enfrentamento, controle e prevenção da doença. “O Brasil é considerado o país com um dos melhores esquemas de tratamento da tuberculose oferecendo medicação gratuita e eficaz para a doença”, afirma.

Por Alessandra Maximiano