A Regional de Saúde de Juiz de Fora representada pelo superintendente Oleg Abramov, acompanhado das Referências Técnicas do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Shirley Santana de Medeiros e do Núcleo de Atenção Primária em Saúde Thaís Soranço e a Referência Técnica de Imunização, Louise Cândido realizaram, nesta terça-feira, 07/03, uma visita técnica ao município de Matias Barbosa para dar continuidade ao plano de trabalho e desenvolvimento de Ações no Enfrentamento à Febre Amarela.

Estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde e da Regional de Saúde de Juiz de Fora.

Créditos: Adriana Mendes

O objetivo desta reunião foi alinhar critérios de imunização e fluxo de encaminhamentos de casos suspeitos e verificação do andamento das ações preconizadas pelo MS/SES-MG/Regional/JF. Foram feitas várias considerações a respeito do assunto, entretanto o Município de Matias Barbosa nos informou que já está em fase de conclusão do processo de busca ativa, casa a casa, e vacinação, no mesmo esquema.

A Referência Técnica de Imunização da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Louise Cândido, fez uma panorâmica sobre a vacinação no município, orientando que as notas técnicas do Ministério da Saúde e da SES-MG deverão ser seguidas criteriosamente. Destacou, ainda, a importância de dar início ao monitoramento rápido, já na próxima semana.

Conforme informado por Marcelo Alves, Coordenador de Vigilância em Saúde do Município, a cobertura vacinal está acima de 95%.

O Município já havia sido orientado, anteriormente em relação ao desenvolvimento de estratégias intra e inter setorial para ampliar a capacidade de organizar uma resposta adequada e urgente no enfrentamento da doença.

Para Oleg “as ações foram satisfatórias e estou consciente de que o trabalho de forma integrada tem um papel fundamental na eficácia dos resultados”, destacou.

A referência técnica Shirley explicou que “a reunião foi uma oportunidade de alinhar “in loco” as estratégias de enfrentamento da Febre Amarela no Município de Matias Barbosa, ressaltando as frentes de trabalho: controle do vetor; vigilância das epizootias; Imunização da população e Manejo Clínico dos casos”, finalizou.

Por Adriana Mendes