Com relação à nota emitida nesta terça-feira (09/01) pela Prefeitura de Belo Horizonte, referente ao desabastecimento de Insulina, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que, no final do mês de dezembro de 2017, houve uma distribuição parcial da Insulina Glargina devido à entrega parcelada realizada pelo fornecedor.

No início desta semana, como resultado do empenho da SES-MG junto ao fornecedor, uma nova remessa foi recebida e imediatamente encaminhada às Regionais de Saúde em quantitativo suficiente para atendimento à demanda mensal. Cabe aos municípios a retirada do item na regional e a distribuição às unidades municipais responsáveis pela dispensação aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O quantitativo de Insulina Glargina disponibilizado no final do mês de dezembro para o município de Belo Horizonte somente foi retirado pelo mesmo na terça-feira (09/01). Com relação à distribuição atual, o quantitativo autorizado atende integralmente à demanda do município e está disponível para retirada a partir desta quarta-feira (10/01).

Diante do exposto, esclarecemos que o fornecimento de Insulina Glargina encontra-se regularizado, tendo sido disponibilizado para retirada pelo município de Belo Horizonte com a tempestividade que o caso requer. Contudo, cabe ao município a retirada do item na Regional de Saúde e a disponibilização à sua população nas unidades. Assim, quaisquer esclarecimentos adicionais quanto ao fornecimento da Insulina Glargina devem ser obtidos diretamente na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Por Jornalismo SES-MG