Trinta e quatro municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros começaram a receber, nesta quarta-feira (22/5), a primeira remessa de 9.450 doses da nova vacina contra variantes da covid-19. Trata-se da Ômicron-XBB 1.5, aprovada em dezembro de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A distribuição da versão atualizada da vacina para os estados foi iniciada neste mês pelo Ministério da Saúde (MS), após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

“O repasse da nova vacina aos estados e municípios, por parte do Ministério da Saúde, leva em consideração a importância da vacinação como método mais eficaz para prevenção de casos graves e óbitos causados pela covid-19, principalmente para as crianças e grupos prioritários”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.

22.05.2024-Vacina contra covid - Montes Claros - Pedro Ricardo

Desde janeiro deste ano o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos ou mais. Aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses aplicadas anteriormente, também podem se vacinar.

Informe técnico do Ministério da Saúde explica que “crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose da vacina contra a covid-19 deverão receber duas doses do imunizante monovalente (XBB), da fabricante Moderna. O esquema primário deverá ser com o mesmo imunizante". O intervalo entre a primeira e a segunda dose deverá ser de quatro semanas.

Ainda de acordo com o informe técnico, os grupos prioritários de vacinação são constituídos por pessoas a partir de cinco anos de idade e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença. Por isso, essas populações têm indicação de dose anual (ou a cada seis meses, dependendo do grupo), independentemente do número de doses prévias de vacinas já administradas contra a covid-19.

Angra Camila Alves Pereira Andrade, referência técnica de Imunização na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, explica que o repasse da Ômicron-XBB 1.5 atende às solicitações das secretarias municipais de saúde. Os municípios que receberão os maiores quantitativos são: Montes Claros (5 mil doses); Bocaiuva (600); Monte Azul (400); Francisco Sá, Espinosa e Salinas, (300 doses para cada localidade); Jaíba, Matias Cardoso, Mato Verde e Rubelita (200 doses para cada município); Coração de Jesus, Joaquim Felício e Juramento (150 doses para cada localidade); Porteirinha (140); Botumirim, Indaiabira, Novorizonte e Taiobeiras (100).

As demais localidades que receberão a vacina Ômicron-XBB 1.5 são: Capitão Enéas; Claro dos Poções; Cristália, Engenheiro Navarro, Fruta de Leite, Guaraciama, Itacambira, Janaúba, Josenópolis, Lagoa dos Patos, Padre Carvalho, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro e Verdelândia.

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo