Notícias https://www.saude.mg.gov.br:443 Tue, 23 Apr 2024 16:04:20 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Municípios mineiros promovem Dia D de vacinação https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao

Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, mais de 600 municípios mineiros promoveram, neste sábado (13), o Dia D de vacinação. As ações contaram com o envolvimento de cerca de 2 mil escolas, que realizaram ações de mobilização e estratégias de imunização.

No bairro Pinheiro, município de Alfenas, um dos locais de vacinação foi a escola CEMEI Professor Leco. Aproveitando a oportunidade, a professora Kenia Alves, levou para vacinar o filho Lucas, 3 anos. O menino recebeu a vacina da gripe gratuitamente.

“A gente teve a oportunidade de receber a vacina aqui na escola. E isso é de grande valia! Quero enfatizar aqui toda a colaboração que a gente tem dos profissionais da saúde, porque eles se disponibilizaram para vir aqui hoje. Muitas mães e pais que não têm oportunidade de ir aos postos pela falta de tempo, pelos seus trabalhos, tiveram hoje a oportunidade de vacinar as crianças”, disse Kenia.

A diretora da creche, Raquel Dias, acredita que a parceria entre a educação e a saúde é muito importante. “Todo ano, nessa época, as crianças ficam resfriadas, gripadas. A vacina ajuda, porque, com ela, a doença fica mais leve e, assim, a gente pode ter as crianças sempre saudáveis aqui na escola”, avaliou.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o envolvimento de diversos setores da sociedade que trabalharam de forma alinhada, realizando ações de vacinação em locais de grande circulação de pessoas e no ambiente escolar.

“Mais de 600 municípios mineiros estão fazendo ações para atualizar os cartões de vacinação da população. As nossas Unidades Regionais se mobilizaram para levar as vacinas para mais perto de onde a população está e assim conseguirmos ampliar a cobertura vacinal. Neste período, em especial, estamos reforçando a prevenção contra a gripe”, reforçou Poliana Cardoso.

A supervisão do Dia D foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) por meio das 28 unidades regionais.

Belo Horizonte

Em BH, os 152 centros de saúde da cidade e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante permaneceram abertos durante o sábado, 13/abril, para a aplicação da vacina contra a gripe. Como parte das ações previstas, as equipes de saúde realizaram também busca ativa de crianças com asma. Com isso, durante o dia Dia D, esse público pode, além de receber a vacina contra a gripe, realizar o acompanhamento da situação clínica.

“A gente precisa aumentar rápido a cobertura vacinal, para evitar complicações e, até mesmo, óbitos. O que desejamos com uma ação como essa é chamar a atenção, sensibilizar os pais, sensibilizar os idosos para a vacinação. E nossas equipes estão visitando aquelas crianças que tiveram passagem pelos serviços de urgência recentemente para que eles possam não somente vir procurar a vacina, mas também agendar consulta nos centros”, afirmou o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias.

No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, foi montado um ponto de vacinação. E o grupo Movimento BH Mais Feliz realizou oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estiveram no local para auxiliar nas ações de sensibilização. Para os adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, ainda, aulas de Lian Gong, que é uma prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.

A mobilização contou também com um evento do Sesc em Minas, que promoveu ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A programação incluiu aferição de pressão arterial, quick massage, educação em saúde, lanche saudável, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância. No palco principal, aconteceram palestras do especialista em qualidade de vida Márcio Atalla e da nutricionista Laura Gontijo sobre saúde, longevidade e hábitos saudáveis. Além de apresentações artísticas com o bloco carnavalesco Asa de Banana, Circo do Sufoco e do cantor Well Figuerê.

Divinópolis

Ao todo, 26 cidades da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis aderiram à mobilização Vacina Mais Minas. Equipes das secretarias municipais de Saúde estiveram presentes em mais de 37 escolas para oferecer vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, assim como as de campanhas específicas, com imunizantes contra a covid-19 e a influenza (gripe).

Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explica que a vacinação nas escolas é uma forma de oportunizar a atualização dos cartões de vacinação.

“É uma oportunidade de atualizar o cartão de vacina da população, aumentar a cobertura vacinal e consequentemente prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Conheça mais ações realizadas na regional de Divinópolis.

Triângulo Norte

Ao todo, cerca de 200 escolas no Triângulo Norte estão recebendo, neste mês de abril, a visita das equipes de saúde, seja para conferir a situação vacinal, quanto para a aplicação das vacinas e ações educativas, com professores, alunos e responsáveis.

A referência técnica da SRS Uberlândia do Programa Saúde na Escola, José Domingos Prado, reforça a importância do envolvimento da comunidade escolar.

“Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao recado da escola. Nas escolas que haverá aplicação de vacina, é importante enviar o cartão e preencher o termo de autorização ou levar a criança até uma Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de aproveitar a oportunidade do Dia D, no sábado”, disse a referência técnica.

Conheça mais ações realizadas na região do Triângulo Norte.

Reforço

Além das diversas atividades de mobilização, SES-MG disponibiliza material de comunicação para ser utilizado e reforçar as ações nos territórios. São peças que podem ser editadas conforme informações das escolas e dos municípios. Nas escolas, o material pode ser trabalhado para incentivar os pais e responsáveis a vacinarem as crianças e adolescentes.

O material está disponível em www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas.

]]>
Banco de notícias Mon, 15 Apr 2024 12:27:57 +0000
Secretaria de Saúde entrega 39 ambulâncias do Samu 192 a consórcios intermunicipais das macrorregiões Sul, Nordeste e Jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta quinta-feira (11/4), 39 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje).

Crédito: Fábio Marchetto

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e aguardavam, no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte, conclusão do processo de regularização. Eles se somam a outras oito ambulâncias já entregues, sendo sete para a renovação de frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que contemplou os municípios de Bocaiuva, Curral de Dentro, Francisco Sá, Itacarambi, Mirabela, Olhos D’Água e Verdelândia; e uma para o município de Sabará, que tem gestão própria do Samu 192.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o repasse. “Hoje, concluímos a entrega das ambulâncias a mais dois consórcios beneficiários. Cissul e Cisnorge saem daqui com 39 ambulâncias que vão fortalecer o atendimento da população e qualificar frotas novas. Então isso é bastante significativo e estamos muito felizes”, destacou Lopes.

Crédito: Fábio Marchetto

O Cissul recebeu 30 veículos, sendo 11 Unidades de Suporte Básicas (USB) para implantação do serviço, destinadas aos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.  Os demais serão utilizados para a renovação da frota dos municípios de Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

O secretário Executivo do Cissul, Filipe Augusto Batista de Souza, agradeceu o empenho e parceria com a SES-MG. “Sabemos que o nosso serviço só funciona porque tem um grande aporte da Secretaria de Saúde, responsável por mais de 50% dos nossos recursos e, com essa estruturação vinda do Ministério da Saúde, depois de vencermos todos os trâmites burocráticos, estamos muito satisfeitos, pois vamos ampliar nosso atendimento em 30%”, ressaltou o secretário Executivo.

Já o Cisnorje, recebeu nove ambulâncias para a renovação de frota do Samu 192 nos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Pavão e São Gonçalo do Rio Preto.

Para Antônio Henrique Filho, secretário Executivo do Cisnorje, essas ambulâncias são muito significativas para melhorar o atendimento. “Nossa frota já está muito sucateada e esses veículos são muito bem-vindos e esperados para qualificar o atendimento e reduzir o tempo de resposta”, concluiu.

As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.

]]>
Banco de notícias Thu, 11 Apr 2024 15:11:25 +0000
Secretaria de Saúde e deputados estaduais discutem demandas do SUS-MG https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta quarta-feira (3/4), o Café com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas dos deputados que formam a Comissão.

Crédito: Fábio Marchetto

“Mais do que falar sobre a Secretaria, nos reunimos hoje para ouvir as expectativas dos deputados a fim de aprimorar nosso entendimento do território mineiro no que se refere às demandas no âmbito da saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo a secretária adjunta de Governo de Estado de Minas Gerais, Mila Corrêa, a importância do Café com a Comissão é justamente qualificar as respostas aos deputados e, consequentemente, à população mineira. “A Secretaria de Governo prima pelo relacionamento com a Assembleia, buscando aprimorar sempre o atendimento às questões de saúde apresentadas pela casa”, afirmou. 

Durante a reunião, o deputado estadual Arlen Santiago, presidente da Comissão de Saúde da ALMG, apresentou cada um dos deputados presentes e sinalizou questões importantes para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais, como a vacinação contra a dengue e contra a covid-19. Ele destacou ainda os avanços realizados pela SES-MG com programas bem estruturados, como o Valora Minas e o Opera Mais Minas Gerais.

]]>
Banco de notícias Thu, 04 Apr 2024 15:28:56 +0000
Minas Gerais inicia vacinação contra a influenza https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza

Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha será realizada entre os dias 25 de março e 31 de maio, mas vários municípios mineiros darão início à vacinação ainda nesta semana. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13 de abril.

Crédito: Fábio Marchetto

O estado recebeu, em 15/3, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Gusmão, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.

“A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. Para os demais grupos, considerando a indisponibilidade de denominadores serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha”, informa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores). A cobertura foi de 68,8% desse público.

Influenza em Minas

Em 2023 foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. Em 2024, até fevereiro, foram 11 casos notificados da doença e um óbito. A SES-MG reforça que os dados são parciais e estão sujeitos à alteração.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais.

Segundo o coordenador de Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-MG, Gilmar José Coelho Rodrigues, a transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

"Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19. Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças. A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19, então recomendamos aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis”, alerta Rodrigues.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Mais informações sobre a gripe podem ser acessadas em: www.saude.mg.gov.br/gripe.

Público prioritário para vacinação contra influenza

  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Professores;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.
]]>
Banco de notícias Wed, 20 Mar 2024 09:17:20 +0000
Governo de Minas e Ministério Público de Minas Gerais certificam municípios com melhores índices de vacinação no estado https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19795-governo-de-minas-e-ministerio-publico-de-minas-gerais-certificam-municipios-com-melhores-indices-de-vacinacao-no-estado https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19795-governo-de-minas-e-ministerio-publico-de-minas-gerais-certificam-municipios-com-melhores-indices-de-vacinacao-no-estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregaram, nesta segunda-feira (22/4), o selo de reconhecimento Bora Vacinar, a 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023.

Crédito: Fábio Marchetto

A cerimônia, realizada em Belo Horizonte, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniu prefeitos, secretários e servidores da Saúde, além de representantes de diversos órgãos das três esferas de governo.

Criado em 2023, o selo tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%. Assim, o selo Ouro foi conferido a 122 municípios, enquanto 234 receberam o selo Prata pelo desempenho na vacinação em 2023.

Em comparação ao ano passado, primeira edição do Selo Bora Vacinar, houve um aumento de quase 25% em relação ao número de municípios certificados com os selos ouro e prata, passando de 286 para 356.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti destacou a importância da parceria entre o MP e a SES-MG para resgatar a eficiência das medidas de imunização. “Essa parceria está nos ajudando muito a chegar lá na ponta e ampliar cada vez mais as ações de prevenção em todo o estado”, afirmou.

“O sucesso dos programas de imunização no Brasil em anos anteriores acabou fazendo com que a própria população se descuidasse da questão da vacinação. Por isso, nosso esforço é maior ainda e precisamos muito da atuação dos prefeitos, secretários de saúde, coordenadores de vigilância, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, entre outros profissionais da ponta”, salientou.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, destacou a complexidade do momento em que notícias sem embasamento contribuem para comprometer os índices de cobertura vacinal no Brasil. “As vacinas são uma das grandes conquistas da humanidade. Mas, infelizmente, vimos nos últimos tempos uma campanha de desinformação à população e muitas pessoas se recusando a vacinar. Temos que reverter esse quadro, que é muito complexo”, lamentou.

Ele ressaltou a contribuição do selo para o cenário. “O selo Bora Vacinar é muito importante porque é o reconhecimento a quem está fazendo, quem está trabalhando, quem está atingindo as metas. Portanto, eu quero agradecer a cada um de vocês e dizer que o Ministério Público trabalhará, assim, ao lado dos municípios, para retomarmos aquilo que já tivemos de cobertura vacinal”, declarou.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira de Oliveira, salientou a entrega do selo para impulsionar a mobilização de toda a sociedade. “Esse projeto é importante para mobilizar a sociedade e mobilizar os gestores em favor dessa causa, que é a prevenção, para evitar a mortalidade por doenças que podem ser preveníveis à imunização”, disse.

“Por causa do sucesso do PNI, os pais da minha geração não conviveram com a poliomielite, o sarampo e com outras doenças. Isso, talvez, tenha levado a um certo relaxamento, como se essas doenças só existissem nos livros, mas nós sabemos que não, elas ainda hoje estão presentes, alertou.

O prefeito de Ibitiúra de Minas, Alexandre de Cássio Borges, representando todos os municípios certificados, destacou a importância do reconhecimento vindo com o selo. “Essa é uma maneira de incentivar, de motivar os municípios a melhorarem e cumprir as metas de vacinas. Sabemos que não é fácil, presenciamos isso no nosso município e temos certeza que nos outros municípios também. Então temos que fazer o papel de ir atrás para cumprir as metas para que nossos municípios estejam melhores, com mais saúde e com mais vida”, finalizou.

O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias, demonstrou sua satisfação ao observar o grande número de municípios representados na cerimônia. “Quando a gente vê aqui mais de 100 municípios mineiros que atingiram a meta das 14 vacinas, é uma grande vitória para os gestores, uma vitória para quem trabalha na saúde. Minas já era destaque em vacinação e, graças a esse trabalho em conjunto, estamos conseguindo resgatar esse destaque em nível nacional”, concluiu.

Confira a lista dos municípios que receberam o Selo Ouro

Clique para ver a lista dos municípios que obtiveram o Selo Prata

Atuação da SES-MG

A entrega do selo Bora Vacinar se insere em um rol de medidas realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde na busca pelo aumento das coberturas vacinais no estado, com investimentos que superam R$ 265 milhões.

“Minas Gerais se destaca como um dos estados que mais tem investido no programa de imunização”, comemora o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi.

“Investimos mais de R$100 milhões para a aquisição de vacimóveis, que irão rodar todo o estado fazendo vacinação extramuros, em escolas, praças e em eventos, ampliando o acesso das vacinas para toda a população”, ressalta ele.

Os vacimóveis consistem em uma van adaptada para atuar com centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

Todos os municípios acima de 50 mil habitantes receberam recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recurso para compra, num total de 253 veículos.

“Além dos investimentos, a SES-MG tem coordenado o Dia D de vacinação, uma grande ação de mobilização, que envolveu, neste ano, mais de 620 municípios mineiros. Temos incentivado também a extensão dos horários e dias de funcionamento das salas de vacinação em todo o estado, a fim de aumentar cada vez mais a cobertura vacinal e atualizar os cartões de vacinação”, acrescenta Eduardo Prosdocimi.

Outra novidade é o investimento de mais de R$ 165 milhões para premiar os municípios que melhorarem a sua cobertura vacinal. A ideia é incentivar que os municípios alcancem os índices de vacinação recomendados pelas autoridades de saúde.

“É importantíssimo que toda a população se engaje na vacinação e mantenha a caderneta dos seus filhos atualizada, pois só assim iremos prevenir doenças que nem existiam mais e hoje correm o risco de voltar e teremos uma saúde individual e coletiva cada vez melhor”, conclui o subsecretário.

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 12:14:39 +0000
Coberturas vacinais de crianças e adolescentes avançam em municípios da Regional de Passos https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19794-coberturas-vacinais-de-criancas-e-adolescentes-avancam-em-municipios-da-regional-de-passos https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19794-coberturas-vacinais-de-criancas-e-adolescentes-avancam-em-municipios-da-regional-de-passos

As ações de capacitação e sensibilização das equipes de imunização dos municípios vêm contribuindo para o aumento das coberturas vacinais de crianças menores de dois anos de idade na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos. A vacinação extramuros e a busca ativa de crianças com doses atrasadas são duas estratégias utilizadas para melhorar a média geral, que subiu de 59% em 2021 para 83% no ano passado.

Os dados foram apresentados no monitoramento das coberturas vacinais de crianças e adolescentes realizado em 27/3, no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameg). O evento foi promovido pela SRS Passos, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov-MG) e Regional de Passos.

O monitoramento é um instrumento do projeto “Estratégias para o aumento de coberturas vacinais em crianças e adolescentes em Minas Gerais; Brasil, uma pesquisa-intervenção”, parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), por meio do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (Opesv).

2024.04.05 - Passos - Coberturas vacinais de crianças e adolescentes avançam em municípios da Regional de Passos1

O projeto começou a ser executado na Regional de Passos em maio de 2022, quando foi realizada uma oficina para as equipes municipais de imunização para aumento da cobertura vacinal de crianças menores de dois anos. Em fevereiro do ano seguinte, ocorreu o primeiro monitoramento. Em julho de 2023, foi a vez da oficina para adolescentes, com o monitoramento no último 27/3.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, o aumento das coberturas vacinais e a atuação conjunta entre a União, estados e municípios para o alcance desse objetivo estão entre as diretrizes da 17ª Conferência Nacional de Saúde. “Através de suas Unidades Regionais de Saúde (URSs), mobilizando as secretarias municipais de saúde, a SES-MG fomenta e promove estratégias para o aumento de coberturas vacinais em crianças e adolescentes em Minas Gerais”, disse Kátia Gonçalves.

Resultados
Os resultados dos municípios da SRS Passos foram apresentados por Elice Eliane Nobre Ribeiro e Janaina Fonseca Almeida Souza, que atuam na parceria do projeto. Os dados foram obtidos por meio dos indicadores das estratégias realizadas pelos municípios em busca das coberturas vacinais, que são: capacitação e sensibilização de equipe, supervisões em salas de vacinas, ações extramuros e busca ativa de crianças com o cartão de imunizações incompletos e reuniões integradas de vigilância em saúde, imunização e Atenção Primária à Saúde (APS).

Os dados mostram “excelentes resultados” na supervisão de salas de vacina, feitas pela SRS Passos, conforme destacou Janaína Fonseca, e um importante percentual (88,5%) de crianças com vacinas atrasadas que foram “buscadas e vacinadas” e uma média de 7,5 ações para vacinação extramuros realizadas dentro do projeto.

Em relação às coberturas vacinais, dados do Painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, para a faixa etária de crianças de até dois anos, mostram um crescimento da média dos 27 municípios da Regional de Passos – de 59% em 2021 e 62% em 2022 para 83% em 2023. No entanto, ainda falta alcançar as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são de 90% para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Márcia Viana, na abertura da reunião

Continuidade
Para Elice Ribeiro, o avanço das coberturas desde que o projeto foi iniciado deve motivar as referências municipais a manter as ações pela busca das metas vacinais. “Esse projeto precisa continuar para que a gente possa, cada dia mais, fortalecer as melhorias das coberturas vacinais, diminuindo o impacto e o risco de adoecer e morrer em decorrência dos vírus que estão batendo em nossa porta”, ressaltou.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos, Márcia Aparecida Viana, os municípios da Regional de Saúde de Passos estão empenhados no desenvolvimento do projeto. “Depois de ser desenvolvido para crianças de até dois anos de idade, agora é a vez dos adolescentes. E para se conhecer e avaliar a efetividade das ações dos municípios, necessário se faz monitorar os indicadores constantes no projeto, para que o objetivo seja alcançado sem surpresas”, disse.

Desafios
A coordenadora do Gamov-Regional de Passos, Patrícia Mendes Costa, observa que o monitoramento dos indicadores vacinais é uma etapa do projeto que permite conhecer e avaliar o que tem sido feito nos municípios, permitindo ajustes e novas estratégias. “São muitos os desafios para voltarmos a alcançar bons índices de cobertura vacinal, o planejamento e organização dos processos de trabalho tem relevância fundamental neste objetivo”, disse.

A referência técnica de imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, avalia que o trabalho de todos vêm contribuindo para a melhoria das coberturas vacinais das crianças, mas espera mais resistência entre os adolescentes. “A dificuldade maior está em obter a adesão da população dos adolescentes. E, para conseguirmos esse objetivo, há necessidade de levarmos a vacina onde eles se encontram. O local mais adequado seriam as escolas. Para tanto, contamos com a parceria da atenção básica e das autoridades escolares de forma que, juntos e unindo esforços, consigam obter êxito nessa proposta de trabalho”, comentou.

Vacina Mais Minas
Além dessa parceria com a UFMG, a SES-MG criou a campanha Vacina Mais Minas, para atingir as metas de imunização no estado. Neste mês, em 13 de abril, foi realizada uma grande mobilização nos municípios para o Dia D visando a intensificação das ações extramuros e a busca ativa de crianças e adolescentes com a vacinação atrasada. Na Regional de Saúde de Passos, os 27 municípios aderiram à ação.

“O movimento Vacina Mais Minas é de todos. Não é do Ministério da Saúde, do estado e municípios, é da sociedade”, salienta a superintendente da SRS Passos, Kátia Gonçalves. “Através do Vacina Mais Minas, a SES-MG estabelece critérios e fluxos para repasse de incentivo financeiro estadual de custeio para o fortalecimento das ações de vacinação dos municípios em Minas Gerais, entre ele o Vacimóvel, que incentiva a vacinação extramuros”, conclui Kátia Gonçalves.

O Vacimóvel é um veículo adaptado para funcionar como sala de vacinação itinerante, financiado com recursos do estado, através do projeto Vacimóvel, aprovado pela Deliberação nº 4.302/2023 CIB-SUS/MG (Comissão Intergestores Bipartite/Sistema Único de Saúde de Minas Gerais).

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 10:50:14 +0000
ESP-MG abre inscrições para curso de introdução ao direito sanitário https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19793-esp-mg-abre-inscricoes-para-curso-de-introducao-ao-direito-sanitario https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19793-esp-mg-abre-inscricoes-para-curso-de-introducao-ao-direito-sanitario
A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições para o curso “Introdução ao Direito Sanitário”, Módulo I, na modalidade de educação a distância (EAD). O curso terá 40h, será no formato autoinstrucional (sem tutor) com certificação após a conclusão, sem ônus para o aluno. As inscrições devem ser realizadas no período de 23/04/2024 a 09/05/2024, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico, disponível abaixo.

>https://forms.gle/dCpkB1fNEhMXf5eS6 



Serão disponibilizadas 500 vagas, preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas. O curso é destinado a trabalhadores atuantes nos sistemas municipais de saúde de Minas Gerais; trabalhadores dos órgãos e instituições do executivo estadual de Minas Gerais, exceto a SES/MG, a qual terá seleção interna, realizada pelo próprio órgão, trabalhadores dos órgãos e instituições do sistema de justiça atuantes em Minas Gerais e Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde de Minas Gerais.

Para se inscrever no curso, os candidatos devem observar os seguintes pré-requisitos: ser servidor federal, estadual e/ou municipal, atuante no estado de Minas Gerais ou ser Conselheiro Municipal/Estadual de Saúde de Minas Gerais; possuir conhecimento básico na utilização de internet e escolaridade mínima de ensino médio completo.
O Módulo I do curso possui carga horária de 40 horas e está estruturado com as seguintes temáticas:

Unidade Temática
Unidade I Princípios do Direito Sanitário
Unidade II Fundamentos da Saúde Coletiva
Unidade III Saúde e Ambiente
Unidade IV Vigilância em Saúde


Resultado das inscrições
O resultado do processo de inscrição e a lista com os nomes de todos os candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG até a data prevista de 16/05/2024. Já o início do curso, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está previsto para 22/05/2024, conforme a lista que será divulgada no site.

ATENÇÃO! É muito importante atentar-se para o e-mail informado no ato da inscrição! É necessário que o e-mail seja pessoal e esteja digitado corretamente, já que os comunicados formais sobre o curso, bem como o envio de login e senha de acesso, ocorrerão por meio desse e-mail.

Para dúvidas e outras informações: E-mail: eadespmg.curso02@gmail.com  ou WhatsApp:(31) 9 8321 8756 (somente por mensagem de texto).

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 09:56:38 +0000
Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika (22/4) https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19792-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-22-4 https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19792-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-22-4

Até 22/4, Minas Gerais registrou 1.139.459 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 495.490 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 288 óbitos confirmados por dengue no estado e 730 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 94.826 casos prováveis da doença, dos quais 65.313 foram confirmados. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 240 casos prováveis. Foram confirmados 18 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.

 

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 22/4/2024).

]]>
Banco de notícias Mon, 22 Apr 2024 17:12:36 +0000
Revisão do PAR e novos investimentos viabilizam aporte de R$ 44,8 milhões para o Norte de Minas https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19791-revisao-do-par-e-novos-investimentos-viabilizam-aporte-de-r-44-8-milhoes-para-o-norte-de-minas https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19791-revisao-do-par-e-novos-investimentos-viabilizam-aporte-de-r-44-8-milhoes-para-o-norte-de-minas

Com anuência da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde (MS) aprovou, no dia 18/4, o termo aditivo ao Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção às Urgências da macrorregião de Saúde Norte. Por ano a iniciativa incorpora mais de R$ 7,4 milhões ao limite financeiro de média e alta complexidade dos municípios de Janaúba, Montes Claros, Salinas e Taiobeiras, visando o custeio de 71 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o atendimento de adultos e crianças em nove hospitais.

Além da aprovação do aditivo ao PAR, por meio de outras cinco portarias, o MS está disponibilizando mais de R$ 36,6 milhões ao Norte de Minas para o custeio anual de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e investimentos em serviços de atenção primária e especializada.

22.04.2024 - Montes Claros - Ascom Hospital Dilson Godinho 2

Terapia intensiva
Seguindo decisão tomada em outubro de 2023 pelos gestores de saúde de 86 municípios do Norte de Minas e que foi aprovada em novembro pela CIB-SUS estadual, por meio da Portaria 3.507, o Ministério da Saúde fará o custeio anual de 71 UTIs.

Denilson Paranhos Costa, referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que, de um total de 61 UTIs destinadas ao atendimento de pacientes adultos, 15 leitos são novos. Dez estão sediados no Hospital Regional de Janaúba; três no Hospital Universitário Clemente de Faria e dois no Hospital Dilson Godinho, sediados em Montes Claros.

Outras 46 UTIs para adultos que passam a receber custeio mensal do MS estão distribuídas da seguinte forma: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (22) e Hospital Aroldo Tourinho (4), sediados em Montes Claros; Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) e o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras (7 UTIs em cada instituição); Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, sediado em Salinas (6).

Já para o atendimento de crianças que necessitam de cuidados especiais, o Ministério da Saúde qualificou dez UTIs pediátricas: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (7 leitos); Santa Casa de Montes Claros (2) e Hospital Universitário Clemente de Faria (1).

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS, João Alves Pereira, avalia que a qualificação dos leitos de UTI representa avanço significativo para garantir a assistência à população e a sustentabilidade dos serviços prestados pelos hospitais. “A iniciativa também representa uma importante conquista para os gestores do Norte de Minas que, em 2023, dedicaram esforços para revisar o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e que, já no primeiro quadrimestre deste ano, começaram a obter o apoio do Ministério da Saúde para a concretização das propostas apresentadas”.

Saúde mental
Ainda no dia 18/4, as portarias 3.500 e 3.505, publicadas pelo MS, formalizaram incremento anual superior a R$ 1,5 milhão para o custeio de quatro serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em municípios da área de jurisdição da SRS. Foi habilitada a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil, sediada em Montes Claros, que terá aporte anual de R$ 720 mil.

Já Riacho dos Machados e Santo Antônio do Retiro conquistaram a habilitação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em cada localidade. Por ano, cada serviço receberá R$ 431,7 mil para o custeio do atendimento de pessoas com problemas de saúde mental.

Além de recurso para custeio de atendimentos, Riacho dos Machados receberá R$ 20 mil para a implantação de um Caps da tipologia I. O repasse está previsto na Portaria 3.533, também publicada dia 18/4.

Neste ano, no dia 20/3, por meio da Portaria 3.392, o MS formalizou a habilitação de um Caps AD III, em Montes Claros, que terá custeio anual de R$ 1,6 milhão. A unidade é referência para o atendimento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

A referência técnica em saúde mental na SRS Montes Claros, Alcina Mendes Brito, explica que, “para a habilitação de serviços da Rede de Atenção Psicossocial, o Ministério da Saúde leva em consideração a necessidade de aperfeiçoamento e adequação do modelo de atenção oferecida pelo SUS e de estruturação e fortalecimento de uma rede de assistência centrada na atenção comunitária, com ênfase na reabilitação e reinserção social”.

Atenção especializada
Com recursos provenientes de emendas parlamentares, por meio das portarias 3.590 e 3.591, o MS está disponibilizando mais de R$ 21,7 milhões para investimentos em serviços de atenção especializada de 15 municípios.

Para nove localidades que integram a área de atuação da SRS Montes Claros está previsto aporte superior a R$ 11,9 milhões distribuído da seguinte forma: Montes Claros (R$ 5,5 milhões); Bocaiuva (R$ 2,3 milhões); Salinas (R$ 1 milhão); Porteirinha (R$ 950 mil); Espinosa e Monte Azul (R$ 700 mil para cada localidade); Mirabela (R$ 300 mil); Mato Verde (R$ 267,4 mil) e Verdelândia (R$ 150 mil).

Para seis municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária estão sendo destinados R$ 9,7 milhões. As localidades contempladas são: Manga (R$ 3 milhões); Januária (R$ 2,5 milhões); Brasília de Minas (R$ 1,8 milhão); Itacarambi (R$ 1,2 milhão); São João da Ponte (R$ 1 milhão) e Montalvânia (R$ 200 mil).

Atenção primária
Destinado ao incremento temporário do piso da Atenção Primária à Saúde (APS), a Portaria 3.593, também publicada no dia 18/4, está disponibilizando R$ 12,4 milhões para 21 municípios norte-mineiros.

Em 14 localidades da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros o investimento é da ordem de R$ 9,6 milhões, distribuídos da seguinte forma: Mato Verde (R$ 2,3 milhões); Josenópolis (R$ 1,075 milhão); Jaíba (R$ 1 milhão); Capitão Enéas (R$ 850 mil); Gameleiras e Mamonas (R$ 800 mil para cada localidade); Mirabela e Ninheira (R$ 700 mil para cada município); Vargem Grande do Rio Pardo (R$ 360 mil); Claro dos Poções (R$ 350 mil); Cristália, Monte Azul e Serranópolis (R$ 200 mil para cada município) e Padre Carvalho (R$ 100 mil).

Para quatro municípios da GRS de Januária a previsão é de que sejam investidos R$ 1,8 milhão em São João da Ponte (R$ 900 mil); Japonvar (R$ 500 mil); Campo Azul e Miravânia (R$ 200 mil em cada localidade).

Já em três municípios da GRS de Pirapora está previsto aporte de R$ 1 milhão: São Romão (R$ 750 mil); Jequitaí (200 mil) e Pirapora (R$ 50 mil).

]]>
Banco de notícias Mon, 22 Apr 2024 17:08:07 +0000
GRS Itabira realiza reunião técnica para apresentar e discutir o Protocolo de Profilaxia da Raiva Humana no Brasil https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19790-grs-itabira-realiza-reuniao-tecnica-para-apresentar-e-discutir-o-protocolo-de-profilaxia-da-raiva-humana-no-brasil https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19790-grs-itabira-realiza-reuniao-tecnica-para-apresentar-e-discutir-o-protocolo-de-profilaxia-da-raiva-humana-no-brasil

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio do Núcleo de Imunização, realizou no dia 18/4, no município de Guanhães, uma reunião técnica para apresentar e discutir o Protocolo de Profilaxia da Raiva Humana no Brasil. A reunião foi conduzida pelas referências técnicas da GRS Itabira, Marcela Cristina Silva Braga e Viviane Fortunato, com presença de representantes dos municípios pertencentes à microrregião de Saúde de Guanhães - Carmésia, Dores de Guanhães, Senhora o Porto, Materlândia, Sabinópolis e Guanhães - e também do Hospital Regional Imaculada Conceição (HIC).

A secretária municipal de Saúde de Guanhães, Rejane Ferreira Guimarães Martins, destacou a importância do encontro e informou que o objetivo foi um “alinhamento técnico sobre o Protocolo de Profilaxia da Raiva Humana no Brasil, com foco no fluxo do atendimento antirrábico para os municípios da microrregião”.

22.04.2024 - Itabira - Raiva Humana 3 - Ascom SMS de Guanhães

De acordo com a referência técnica em Imunização, Marcella Cristina Silva Braga, da GRS Itabira, o município de Guanhães é sede para o atendimento Antirrábico Humano de toda a sua microrregião de saúde, composta por nove municípios, sendo referência para a aplicação de vacinas e soros antirrábicos, quando prescritos. “A reunião de alinhamento é importante para repassar conhecimentos teóricos e práticos aos profissionais de saúde, além de incentivar o aumento das notificações de atendimento antirrábico humano para profilaxia”, afirmou Marcella Braga.

Já Viviane Fortunato, também referência técnica em Imunização da GRS Itabira, informou que o encontro visou qualificar os profissionais para a definição de condutas profiláticas e desenvolver estratégias de prevenção e controle específicas para a região. “Seguir os protocolos corretamente é fundamental, pois eles trazem segurança para o profissional de saúde, visto que um erro no processo pode ser fatal para o paciente”, alertou.

A microrregião de saúde de Guanhães é composta pelos municípios de Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.

22.04.2024 - Itabira - Raiva Humana 2 - Ascom SMS de Guanhães

O programa
O Programa de Profilaxia da Raiva, criado em 1973 pelo Ministério da Saúde (MS), prevê, como principal medida de controle da doença, a vacinação em massa de cães e gatos com o objetivo de deter o ciclo de transmissão do vírus. A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raivas canina, felina e humana.

Em 2010, o Ministério da Saúde alterou definitivamente as vacinas usadas na rotina e nas campanhas de vacina antirrábica canina e felina pelas vacinas de cultivo celular, por apresentarem maior segurança e eficácia na conversão de títulos protetores nesses animais. Essa vacina é enviada aos estados e está disponível de forma gratuita no SUS para a vacinação de cães e gatos em campanhas massivas e para demandas da rotina.

Transmissão
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

Sintomas
Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade.
Conforme o desenvolvimento da doença, sintomas relacionados com a função cerebral começam a aparecer, como ansiedade, confusão, agitação, comportamento anormal, alucinações e insônia. Geralmente, quando esses sintomas aparecem, significa que a doença chegou ao seu estágio fatal e por isso o paciente pode ser internado no hospital apenas para fazer medicação diretamente na veia e tentar aliviar o desconforto.

Tratamento
A raiva humana (hidrofobia) tem cura, mas a pessoa deve procurar ajuda médica assim que é mordida por um animal infectado ou quando surgem os sintomas. O tratamento da hidrofobia deve ser feito em duas situações distintas:
Profilaxia pré-infecção: é um tratamento preventivo, que utiliza a vacina antirrábica. Depois da administração da vacina, é verificada a resposta imunológica do paciente para ter certeza de que o sistema de defesa desenvolveu a quantidade necessária de anticorpos.

Profilaxia pós-infecção: é o tratamento indicado depois que a pessoa foi mordida ou arranhada por um mamífero. Este tratamento inclui a aplicação da vacina antirrábica e de imunoglobulina antirrábica humana (produzida a partir do plasma de doadores previamente imunizados).

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde desenvolveu um manual denominado “Normas Técnicas de Profilaxia da Raiva Humana”, que deve servir de referência para a prevenção e tratamento da raiva humana.

]]>
Banco de notícias Mon, 22 Apr 2024 15:13:59 +0000
Funcionamento da Farmácia de Minas no Dia Mundial do Trabalho https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19789-funcionamento-da-farmacia-de-minas-no-dia-mundial-do-trabalho https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19789-funcionamento-da-farmacia-de-minas-no-dia-mundial-do-trabalho

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que, em decorrência do feriado do Dia Mundial do Trabalho, não ocorrerá atendimento nas Farmácias de Minas estaduais no dia 01/05/2024.

]]>
Banco de notícias Mon, 22 Apr 2024 13:37:14 +0000
Todos os 50 municípios da Regional de Saúde de Varginha promovem fomento às ações de vacinação https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19788-todos-os-50-municipios-da-regional-de-saude-de-varginha-promovem-fomento-as-acoes-de-vacinacao https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19788-todos-os-50-municipios-da-regional-de-saude-de-varginha-promovem-fomento-as-acoes-de-vacinacao

Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas. Em algumas localidades, como é o caso de Aiuruoca e Serranos, municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, o Dia D será realizado neste sábado, 20/4.
Na Regional de Saúde de Varginha, 41 municípios disponibilizaram atendimento nas Unidades de Saúde (UBSs), no sábado ou em horário diferenciado durante a semana (de 15 a 19/4) semana, para atualização dos cartões de vacinação da população. Já 39 municípios estão realizando conferência de cartões e vacinação nas escolas. Assim, os 50 municípios que compõem a SRS Varginha estão fomentando a ampliação da cobertura vacinal.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Na ação de mobilização do Dia D, foram disponibilizadas à população todas os imunizantes de rotina e de campanhas que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), possibilitando a atualização do cartão de vacinação para aqueles que perderam alguma dose de vacina.
[widgetkit id=425]

De acordo com o público-alvo e os protocolos de cada imunizante, em Varginha, cidade sede da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, foram aplicadas 1.443 doses de vacina contra a Influenza (gripe) e atualização de cadernetas apenas nas ações do Dia D, realizadas na Central Municipal de Vacinas e Unidades Básicas de Saúde.

O superintendente da SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, destaca que o desafio de ampliar a cobertura vacinal é permanente nos territórios. “Nos nossos 50 municípios, temos mais de 160 escolas participando também dessas ações. Sabemos que as escolas são locais privilegiados de conscientização sobre a importância da vacinação. Essas crianças e jovens nos auxiliam a orientar inclusive seus pais, avós e cuidadores, para que procurem tomar as vacinas, especialmente a da influenza nesse período, evitando adoecimentos e até mesmo óbitos”, explica o superintendente.

Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de vacinação durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.


Cenário da vacinação
A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde/PNI para os grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas vivendo em terras indígenas é de 90%. A referência técnica de imunização da SRS Varginha, Poliana Pereira, explica que “o município de Varginha, alcançou até o presente momento, o percentual de cobertura vacinal contra a Influenza de 10,94% dos grupos prioritários, total que se encontra pouco abaixo das coberturas alcançadas pela SRS Varginha, em torno de 13,85%, e de Minas Gerais, que alcança 11,50% neste início de campanha”.

No ano de 2023, a cobertura vacinal de influenza da SRS Varginha foi de 65,47%. De acordo com Poliana Pereira, “são necessárias estratégias que objetivem a sensibilização da população tais como a mobilização e comunicação social e ampla divulgação das ações de vacinação no território; ampliação/oferta do acesso; vacinação através de estratégias de vacinação extramuros; busca ativa de não vacinados e horários de funcionamento diferenciados e estendidos de Unidades Básicas de Saúde, entre outras”. A referência técnica em imunização disse que estas estratégias têm sido realizadas pelos municípios, buscando o alcance das metas de indicadores de coberturas vacinais e contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da disseminação de doenças imunopreviníveis.

]]>
Banco de notícias Fri, 19 Apr 2024 17:37:18 +0000
Veículos: SES-MG disponibiliza R$ 6,2 milhões ao Norte de Minas para o transporte de pacientes e equipes de saúde https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19787-veiculos-ses-mg-disponibiliza-r-6-2-milhoes-ao-norte-de-minas-para-o-transporte-de-pacientes-e-equipes-de-saude https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19787-veiculos-ses-mg-disponibiliza-r-6-2-milhoes-ao-norte-de-minas-para-o-transporte-de-pacientes-e-equipes-de-saude

Vinte e oito municípios da macrorregião de saúde Norte estão sendo contemplados com o repasse de recursos superiores a R$ 6,2 milhões para a compra de 34 veículos para o atendimento de demandas de serviços de saúde. Os recursos estão previstos nas resoluções 9.332 e 9.334, publicadas dia 8/2 deste ano pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Com prazo de execução de, no máximo, 18 meses, o maior aporte de recursos está previsto na Resolução 9.332, totalizando mais de R$ 4,5 milhões, destinado a treze municípios norte-mineiros. Os recursos deverão ser utilizados na compra de ambulâncias tipo furgão, furgoneta ou pick-up 4x4, para a remoção de pacientes.

19.04.2024 -Montes Claros ambulância e furgão

As localidades contempladas são: Mato Verde (R$ 628,6 mil); Montes Claros (R$ 482,6 mil); Rubelita e São Francisco (R$ 344,5 mil para cada localidade); Juramento e São Romão (R$ 323,8 mil para cada município); Espinosa, Jaíba, Janaúba, Pai Pedro, Rio Pardo de Minas e São João das Missões (R$ 304,8 mil para cada município) e Mamonas (R$ 241,3 mil).

Já a Resolução 9.334 prevê o repasse de R$ 1,7 milhão a 18 municípios para a compra de dezenove veículos de passeio ou minivan, com no mínimo sete lugares, para o transporte de equipes de saúde. Estão sendo beneficiados: Curral de Dentro e Porteirinha (R$ 167,9 mil para cada localidade); Bocaiúva, Santa Cruz de Salinas e Ubaí (R$ 160 mil para cada localidade); Catuti, Gameleiras, Icaraí de Minas, Lassance, Mamonas, Miravânia, Novorizonte, Pai Pedro, Patis, Pirapora, Salinas, São Romão e Verdelândia receberão, cada um, R$ 83,9 mil.

Cleiton Francis Carnielle, coordenador de Regulação na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros avalia que “o reforço da frota de veículos para o transporte de pacientes e de equipes de saúde constitui importante medida adotada pela SES-MG, possibilitando aos municípios maior agilidade no atendimento de demandas da população numa região que possui grande extensão territorial”.

]]>
Banco de notícias Fri, 19 Apr 2024 16:28:21 +0000
SRS Varginha aborda a regulação em palestra no consórcio de saúde de São Lourenço https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19786-superintendente-da-srs-varginha-aborda-a-regulacao-em-palestra-no-consorcio-de-saude-de-sao-lourenco https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19786-superintendente-da-srs-varginha-aborda-a-regulacao-em-palestra-no-consorcio-de-saude-de-sao-lourenco

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, no dia 17/4, de um encontro com gestores municipais de saúde dos 24 municípios que compõem a microrregião de saúde de São Lourenço.

O encontro ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) Circuito das Águas, situado em São Lourenço, no município polo de microrregião de saúde. O superintendente, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, realizou apresentação sobre “A integralidade da assistência, a regulação do acesso e os desafios do SUS na contemporaneidade”.

18.04.2024-Varginharegulacao1

A secretária municipal de saúde de São Lourenço, Erika Junger de Toledo Ramos, destacou o momento como “uma excelente oportunidade de aprendizado compartilhado e aprimoramento das atuações dos gestores da microrregião de São Lourenço, que vêm buscando melhorar, cada vez mais, a qualidade da assistência à população”.

O superintendente explicou o funcionamento das Centrais Regionais de Regulação, que visa disponibilizar a alternativa assistencial mais adequada à necessidade de saúde do cidadão. “Dessa forma, o alinhamento periódico com o território acerca do tema possibilita esclarecer dúvidas e reiterar as responsabilidades de cada ente, contribuindo para o bom andamento deste relevante processo garantidor da universalidade do acesso e da integralidade da atenção, em tempo oportuno, ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais”, explica Luiz Paulo.

18.04.2024-Varginharegulacao2

No encontro, ainda abordou-se a chamada integralidade regulada, ou seja, os critérios explícitos de acesso aos bens e serviços de saúde, a exemplo da Renases (Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde) e Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), a política de incorporação tecnológica do SUS, o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas e os relevantes instrumentos de planejamento do SUS, dentre outros.

“Buscamos pontuar alguns dos principais desafios do SUS na atualidade, como a efetivação da regionalização, a implementação de um modelo de atenção capaz de atender às condições crônicas advindas da transição demográfica, sem desconsiderar a complexidade epidemiológica do território, bem como a formação de recursos humanos, a saúde digital, os recursos oriundos de emendas parlamentares e a gestão de tecnologias em saúde”, concluiu o superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcântara.

]]>
Banco de notícias Fri, 19 Apr 2024 16:07:26 +0000
Nota de Esclarecimento Bora Vacinar https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19785-nota-de-esclarecimento-bora-vacinar https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19785-nota-de-esclarecimento-bora-vacinar

O MPMG, a SES/MG, a AMM e o COSEMS/MG esclarecem que o Selo Bora Vacinar é concedido aos municípios de Minas Gerais que atingiram as metas de vacinação propostas pelo PNI para crianças de até 2 anos, de janeiro a dezembro do ano anterior. O selo na categoria OURO é concedido aos municípios que cumpriram as metas das 14 vacinas que compõem o calendário de vacinação infantil, e o de categoria PRATA, àqueles que alcancem essas metas para pelo menos 10 imunizantes.

Os dados são extraídos da base do Ministério da Saúde pela SES/MG e, por não estarem disponíveis as informações do mês de dezembro de 2023 na ocasião da primeira checagem, houve uma incoerência nas informações então coletadas.

Os dados foram novamente extraídos pela SES, abrangendo janeiro a dezembro de 2023, razão pela qual estão sendo novamente enviados os convites.

As instituições reafirmam a importância da vacinação e cumprimentam todos os gestores públicos pelos esforços realizados no ano de 2023 para a melhoria das coberturas vacinais em Minas Gerais.

Bora Vacinar - esclarecimento

]]>
Banco de notícias Fri, 19 Apr 2024 09:20:17 +0000
Minas conta com 108 hospitais de referência para otimizar atendimento a mulheres vítimas de violência sexual https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19784-minas-conta-com-108-hospitais-de-referencia-para-otimizar-atendimento-a-mulheres-vitimas-de-violencia-sexual https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19784-minas-conta-com-108-hospitais-de-referencia-para-otimizar-atendimento-a-mulheres-vitimas-de-violencia-sexual

Após um episódio de abuso sexual é muito importante garantir atenção e escuta qualificadas às vítimas no momento em que chegarem aos serviços de saúde.

Dessa forma, para organizar e otimizar o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual em Minas Gerais, o Estado conta com uma rede de instituições de referência no acolhimento humanizado e no atendimento multiprofissional.

Crédito: Fábio Marchetto

A referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Laura Mol, explica que o objetivo da grade de referência, que atualmente conta com 108 instituições hospitalares, é fazer a organização do fluxo e não a restrição ao acesso.

“O atendimento às mulheres vítimas de violência sexual é obrigatório em todos os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, a ideia é que a rede de referência realmente possa otimizar o fluxo de atendimento em Minas, para minimizar dentro do possível os impactos causados por esse tipo de violência”, afirma.

Pensando na amplitude geográfica do estado e na diversidade entre os territórios, a SES-MG desenhou uma grade que explicita a instituição de referência para atendimento hospitalar às vítimas de violência sexual em cada microrregião de saúde do estado.

“O quadro sinaliza ainda os serviços de referência para cada tipo de atendimento, sendo de tipo I o serviço que realiza atendimento por equipe multiprofissional, avaliação clínica, exames, testagem rápida para IST/AIDS, profilaxia com antirretroviral IST/AIDS, anticoncepção de emergência e coleta de vestígios de violência sexual, de acordo com o caso. Já no serviço de tipo II são realizados todos esses procedimentos e também a interrupção de gestação conforme previsto em lei”, detalha Laura.

Para a definição das instituições, foram observados critérios, como hospitais que já possuem fluxo estabelecido para o atendimento a vítimas de violência sexual e instituições beneficiárias do Módulo Valor em Saúde da Política Hospitalar (Valora Minas).

Os serviços de referência hospitalar devem funcionar em regime integral, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem interrupção. O atendimento de Tipo I deve ser garantido na microrregião e o de Tipo II, na macrorregião.

Clique aqui e saiba mais sobre o atendimento médico de urgência às pessoas vítimas de violência sexual

Atendimento Integral

No Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), funciona, desde 2006, o Núcleo de Atendimento Integral às Mulheres Vítimas de Agressão Sexual.

De acordo com a médica ginecologista que atua no serviço, Kênia Zimmerer, a partir do momento em que a paciente dá entrada no hospital, ela tem seu acolhimento priorizado, não sendo preciso Boletim de Ocorrência ou qualquer outro tipo de encaminhamento.

“Essa paciente será atendida, de preferência por profissionais mulheres, e será feita a notificação, exame físico, coleta de sangue para exames laboratoriais e vestígios de material genético para encaminhamento ao Instituto de Medicina Legal (IML) - caso a vítima deseje produzir laudo para futura denúncia criminal. Além disso, também é realizada a profilaxia pós-exposição para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez”, detalha.

Kênia Zimmerer destaca, ainda, que o atendimento dessa paciente é realizado de forma simultânea por profissionais de diferentes especialidades, como ginecologista, psicóloga e assistente social.

“Isso é fundamental para que a vítima não precise relatar a história diversas vezes, aumentando o seu sofrimento. Lembrando que essas decisões sempre levam em consideração a vontade e opinião da paciente, que é informada de cada etapa do atendimento”, afirma.

Após o atendimento de urgência, a paciente seguirá sendo acompanhada pela equipe multidisciplinar do núcleo por seis meses e receberá suporte psicossocial, acompanhamento clínico e laboratorial, com realização mensal de exames.

Violência sexual: o que você deve saber

Violência sexual é toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra a realizar práticas sexuais contra a sua vontade, usando força física, psicológica ou drogas. É importante reforçar que, além do estupro, carícias não consentidas, sexo forçado no casamento, contato físico não permitido, assédio sexual e sexo entre adulto e criança também são tipos de violência sexual, que podem ser praticados tanto por desconhecidos como por conhecidos ou familiares.

Para orientar a população e os profissionais da rede de atendimento a vítimas de violência sexual, a SES-MG, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Sexual (Ceahvis), elaborou a cartilha

“Violência sexual: o que você deve saber”.

Segundo a referência técnica da SES-MG, o documento tem foco no estupro, mas menciona outras extensões deste tipo de violência, representando, assim, um recurso importante para fortalecer o enfrentamento à violência sexual.

“Além disso, a cartilha traz informações importantes sobre os direitos da mulher, mudanças de comportamento da vítima, principalmente no caso de crianças e adolescentes, orientações de como proceder em episódios de violência sexual, detalhamento dos atendimentos especializados disponíveis e um guia para acessar serviços da rede de atendimento, explica Laura.

Conforme informações do Painel Epidemiológico da Violência, elaborado pela SES-MG, de janeiro a março de 2024, foram notificados em Minas Gerais 679 casos de violência sexual, sendo 88,51% (601 notificações) das vítimas do sexo feminino.

Clique aqui e confira a cartilha "Violência sexual: o que você deve saber"

Mais informações: www.saude.mg.gov.br/violenciasexual.

]]>
Institucional Fri, 19 Apr 2024 09:13:24 +0000
Hanseníase: Norte de Minas obtém reforço nas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19783-hanseniase-norte-de-minas-obtem-reforco-nasacoes-de-prevencao-diagnostico-e-tratamento https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19783-hanseniase-norte-de-minas-obtem-reforco-nasacoes-de-prevencao-diagnostico-e-tratamento

Nove municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados com recursos do Ministério da Saúde (MS) para reforçar as ações de qualificação da hanseníase. Por meio da Portaria 3.558, publicada dia 16 de abril, para 975 municípios de todos os estados, o Fundo Nacional de Saúde vai repassar recursos que variam de R$ 30 mil a R$ 60 mil para o custeio de ações.

As localidades selecionadas apresentam taxa de detecção da hanseníase maior que dez casos por 100 mil habitantes na média dos cinco anos anteriores à pandemia de covid-19. Além disso, os municípios selecionados notificaram, no mínimo, cinco novos casos de hanseníase em 2019.

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, caberá aos estados apoiar tecnicamente as secretarias municipais de saúde no processo de execução das ações, visando a eliminação da hanseníase como problema de saúde pública. Em todo o país, estão previstos investimentos superiores a R$ 50,4 milhões.

Oficina prática sobre hanseníase realizada em Janaúba

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que “os recursos deverão ser utilizados pelos municípios na implantação de estratégias de busca ativa para detecção de casos novos de hanseníase; na realização de capacitações sobre diagnóstico, tratamento e prevenção de incapacidades, com ênfase na avaliação neurológica simplificada; vigilância dos contatos intradomiciliares, com resgate daqueles não examinados nos últimos cinco anos, com visitas in loco”.

Ainda de acordo com a coordenadora, “os municípios deverão realizar testes rápidos nos contatos de casos registrados nos últimos cinco anos para rastreio de pessoas com maior chance de adoecimento, resgatar os pacientes em situação de abandono e realizar atividades educacionais nas unidades de saúde”.

Em 50 municípios mineiros estão previstos investimentos superiores a R$ 2,5 milhões. Para o Norte de Minas estão sendo destinados R$ 455 mil divididos da seguinte forma: Montes Claros e Janaúba (R$ 60 mil para cada localidade); Januária, Pirapora e São Francisco (R$ 55 mil para cada município); Salinas (R$ 50 mil); Buritizeiro, Itacarambi e Manga (R$ 40 mil para cada localidade).

Incidência
A referência técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Siderllany Aparecida Vieira Mendes, observa que, no período de 2019 a 2023, foram notificados 927 casos de hanseníase, sendo 816 casos novos contabilizados em 35 municípios. Com tratamento disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 67% dos pacientes (625) já evoluíram para a cura da doença; 232 pessoas (25% do total de casos notificados) estão em tratamento e 70 pessoas (7,5%) abandonaram o tratamento.

“A detecção precoce da doença com a devida atenção aos sinais e sintomas, tendo como ação prioritária a avaliação das pessoas de contato dos casos notificados são ações fundamentais para a quebra da cadeia de transmissão da hanseníase. A utilização de testes rápidos, disponibilizados aos municípios por meio do SUS, possibilita a diminuição de casos novos da doença, bem como diagnósticos tardios em que os pacientes já apresentam incapacidades físicas”, observa Siderllany Mendes.

Capacitações
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros tem realizado várias oficinas de atualização e capacitação de profissionais de saúde sobre a hanseníase, com foco no diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de pacientes e das pessoas de contato.

Um dos encontros foi realizado em agosto de 2023 em uma iniciativa da SRS, em parceria com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, envolvendo médicos e enfermeiros em uma Oficina Prática em Avaliação Multidisciplinar em Hanseníase. Os trabalhos foram conduzidos pelo médico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, Mariano Fagundes Neto Soares.

A doença
A hanseníase é uma das doenças mais antigas que acometem o homem, com referências datadas de 600 anos antes de Cristo. Conhecida antigamente como lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação e investigação obrigatória em todo o país. A doença tem cura. O tratamento é garantido pelo SUS, com esquemas terapêuticos de seis ou doze meses na maioria dos casos.

A hanseníase possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de pessoas e atinge, principalmente, a pele e nervos periféricos.

A doença é transmitida pela tosse ou espirro, por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente, sem tratamento. A doença evolui em aproximadamente 5% das pessoas que tiveram contato com o bacilo.

Os principais sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração da sensibilidade ao calor ou frio, ao tato e à dor, que podem afetar principalmente as extremidades das mãos e dos pés, rosto, orelhas, pernas, nádegas e o tronco.

Também são sintomas da doença: áreas com diminuição de pelos e suor; dor e sensação de choque; formigamento; fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; caroços no corpo; febre; edemas e dor nas juntas.

No SUS o tratamento farmacológico da hanseníase é feito com poliquimioterapia única (PQT-U), que associa três fármacos: rifampicina, dapsona e clofazimina.

]]>
Banco de notícias Thu, 18 Apr 2024 16:13:46 +0000
Implantação de Salas de Estabilização para melhor atendimento de pacientes críticos da SRS Patos de Minas é discutida em reunião virtual https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19782-implantacao-de-salas-de-estabilizacao-para-melhor-atendimento-de-pacientes-criticos-da-srs-patos-de-minas-e-discutida-em-reuniao-virtual https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19782-implantacao-de-salas-de-estabilizacao-para-melhor-atendimento-de-pacientes-criticos-da-srs-patos-de-minas-e-discutida-em-reuniao-virtual

Na quinta-feira, 18/4, os secretários municipais de saúde dos 21 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas se reuniram, por meio de videoconferência, para discutir a Implantação de Salas de Estabilização. O  encontro foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Patos de Minas e objetivou melhorar o atendimento dos pacientes críticos da SRS Patos de Minas.

As Salas de Estabilização são estruturas temporárias e qualificadas projetadas para fornecer assistência imediata a pacientes críticos e/ou graves até que possam ser encaminhados para serviços especializados, conforme a definição da Central de Regulação das Urgências (CRU). Este modelo visa atender à complexidade clínica e traumática dos pacientes, garantindo um atendimento eficaz e ágil.

18.04.2024 - Patos de Minas - Salas de Estabilização

Um dos pontos discutidos na reunião foi o incentivo financeiro de custeio no valor de R$ 50 mil mensais, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 1.997, de 24 de novembro de 2023. Esse apoio financeiro é fundamental para viabilizar a operação eficiente das Salas de Estabilização e garantir a qualidade do atendimento prestado.

Além disso, foram destacados os pré-requisitos para adesão dos municípios a esse programa. Entre eles, estão o porte populacional menor que 50 mil habitantes, a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou de um equipamento que assegure o transporte do paciente de forma oportuna, bem como a existência de um hospital de referência com mais de 50 leitos para a retaguarda ou continuidade do cuidado. A pontuação adequada, igual ou superior a 11 pontos, também foi enfatizada como critério para a participação dos municípios.

Essa reunião representou um passo importante na melhoria da infraestrutura de saúde da região, visando garantir um atendimento de qualidade e mais eficiente para os cidadãos, especialmente em momentos de urgência e emergência. A união dos secretários municipais de saúde demonstra o comprometimento conjunto em enfrentar os desafios e proporcionar um sistema de saúde mais resiliente e preparado para atender às necessidades da população.

]]>
Banco de notícias Thu, 18 Apr 2024 15:28:59 +0000
Regional de Ponte Nova intensifica orientações sobre a tuberculose junto aos municípios https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19781-regional-de-ponte-nova-intensifica-orientacoes-sobre-a-tuberculose-junto-aos-municipios https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19781-regional-de-ponte-nova-intensifica-orientacoes-sobre-a-tuberculose-junto-aos-municipios

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), promoveu reunião, em 17/4, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, sobre o Programa Nacional de Controle da Tuberculose. O público foi formado por farmacêuticos municipais e referências municipais da vigilância da tuberculose.

A doença, de natureza infecciosa, é transmitida pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, sendo sua forma mais comum a pulmonar (podendo, também, atingir outros órgãos). A tuberculose tem cura em praticamente todos os casos, desde que o paciente tome a medicação de forma regular e em doses adequadas. O tratamento dura, no mínimo, seis meses, e é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde (MS), cerca de 80 mil pessoas adoecem a cada ano por tuberculose no Brasil. Em 2022, a tuberculose foi a segunda causa de morte por um único agente infeccioso no país, superada apenas pela covid-19. Em âmbito regional, a SRS Ponte Nova notificou, no ano passado, 86 casos da doença e registrou sete óbitos. Diante do cenário desfavorável em nível nacional, o MS anunciou, em 2023, que pretende alcançar as metas de eliminação da tuberculose como problema de saúde pública até 2030, cinco anos antes do período inicialmente previsto.

18.04.2023-PonteNova-Tuberculose

Durante a reunião, a referência técnica do Nuvepi, Dádiva Raquel Rodrigues, apresentou o cenário epidemiológico do país e da área de abrangência da SRS Ponte Nova, assim como o funcionamento da rede de diagnóstico e assistência aos casos em tratamento. “O controle se baseia em três pilares: busca ativa de casos, acompanhamento de cura e exame de contatos. A Assistência Farmacêutica pode atuar nesses pilares, colaborando com o serviço de vigilância municipal na manutenção da busca ativa durante os atendimentos nas farmácias, reforçando com os pacientes a importância de se aderir ao tratamento diretamente observado (TDO) e divulgando aos demais profissionais da rede sobre os esquemas de tratamento disponíveis tanto para a fase ativa quanto para o período de infecção latente”, explicou.

O coordenador da CAF regional, Marcos Luiz de Carvalho, falou sobre os esquemas de tratamento para tuberculose e infecção latente para tuberculose (ILTB), com ênfase no novo tratamento disponível para os casos de IILTB com os medicamentos Rifapentina e Isoniazida, conhecido como 3HP, tanto com dose isolada quanto com dose fixa combinada. “Ele consiste na tomada dos medicamentos uma vez por semana, durante três meses, diferente dos esquemas anteriores, em que a tomada da medicação era diária e prolongada por seis a nove meses, dependendo do esquema. Entre as vantagens, estão a redução do tempo de tratamento, a comodidade posológica, o aumento da adesão e a conveniência da realização do TDO”, elencou.

Segundo Carvalho, é preciso proporcionar ao paciente de tuberculose o acolhimento necessário para que haja uma adesão satisfatória ao tratamento com o esquema 3HP. “Para tanto, quando da primeira notificação da infecção latente em um dos nossos municípios, convidamos para uma reunião o enfermeiro da unidade de saúde que irá acompanhar o caso, bem como o farmacêutico municipal. Nesse momento, explicamos sobre condutas, manejo, monitoramento da terapia e estratégias para se evitar o abandono do tratamento”, disse.

]]>
Banco de notícias Thu, 18 Apr 2024 11:57:42 +0000
Regionais de Saúde das macros Extremo Sul, Sudoeste e Sul participam de encontro sobre a assunção da gestão de estabelecimentos de saúde https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19780-regionais-de-saude-da-macro-extremo-sul-sudoeste-e-sul-participam-do-encontro-macrorregional-sobre-assuncao-da-gestao-de-estabelecimentos-de-saude https://www.saude.mg.gov.br:443/gripe/stories/19780-regionais-de-saude-da-macro-extremo-sul-sudoeste-e-sul-participam-do-encontro-macrorregional-sobre-assuncao-da-gestao-de-estabelecimentos-de-saude

As equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) realizaram o Encontro Macrorregional sobre Assunção da Gestão de Estabelecimentos de Saúde, voltado para os municípios das Superintendências Regionais de Saúde(SRS) de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha que possuem contrato da SES-MG com prestadores privados. A reunião ocorreu  na Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), em Varginha, e teve como objetivo esclarecer dúvidas relacionadas ao processo de Descentralização da Gestão dos Prestadores de Média e Alta Complexidade.

18.04.2024 - SRS Pouso Alegre - Encontro macroExtremo Sul 1

Durante o encontro, foram temas de discussão os recursos federal e estadual; serviços a serem contratados (estudo de viabilidade e documento descritivo); programação assistencial; orçamento e financiamento; contratos assistenciais; processamento de produção e pagamento. A reunião foi uma continuidade ao processo de capacitação e orientação acerca da descentralização da gestão de estabelecimentos prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidade pelos municípios, no âmbito da Deliberação CIB/SUS/MG nº 4498/2023.

O gestor de saúde da cidade de Estiva, Rafael Albino Pereira, ressaltou a importância do encontro e da parceria com a equipe da SRS de Pouso Alegre e do Cosems para tratar da Gestão Plena dos municípios de Minas Gerais. “O evento possibilitou o esclarecimento de diversas dúvidas dos municípios. No caso de Estiva, onde temos prestador de serviço, foram repassando todos os processos a serem realizados, facilitando assim a gestão municipal neste processo de descentralização dos estabelecimentos prestadores de saúde de média e alta complexidade”, pontuou o gestor.

18.04.2024 - SRS Pouso Alegre - Encontro macroExtremo Sul 2

A superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira, coloca este encontro como de suma importância para os municípios que assumirão a gestão dos prestadores. Segundo a superintendente, “este foi mais um momento, proporcionado pela SES-MG e pelo Cosems, em que os gestores tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e obter mais informações referente à gestão dos prestadores”.

Participaram também do encontro os quatro superintendentes regionais de Saúde: Adriana Aparecida Silva Ferreira, de Pouso Alegre, Kátia Rita Gonçalves, de Passos, Luiz Paulo Riceputti Alcântara, de Varginha, e João Tadeu Silva, de Alfenas.

]]>
Banco de notícias Thu, 18 Apr 2024 11:05:30 +0000