A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realiza na quinta-feira (23/5), a partir das 14 horas, o 1º Webinário: Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública. A iniciativa do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros terá a participação do ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Wanderson de Oliveira. O evento acontecerá no formato online, pela plataforma YouTube, com acesso através do link: https://www.youtube.com/watch?v=6n_WcgASnYM

Doutor em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Wanderson de Oliveira atuou por 16 anos no Ministério da Saúde; foi professor da Escola Fiocruz de Governo, em Brasília, e integrou a equipe de saúde no Hospital das Forças Armadas. O ex-secretário foi um dos responsáveis pela elaboração da resposta nacional à pandemia da covid-19; resposta ao desastre da barragem de mineração de Brumadinho e à reemergência do sarampo como problema de saúde pública, com a implantação da estratégia “Movimento Vacina Brasil”.

21.05.2024-Montes Claros - Webinário

A coordenadora do Cievs Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que o objetivo do webinário é compartilhar informações e sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do trabalho do Cievs em situações de emergência em saúde pública. “Nesse contexto, as notificações de doenças que colocam em risco a saúde da população, em um prazo de até 24 horas, constituem medidas de fundamental importância por parte dos profissionais de saúde a fim de que sejam possíveis as tomadas de decisões em tempo oportuno, visando a redução dos impactos”.

Além de profissionais de saúde dos 54 municípios que integram a área de atuação da SRS, também foram convidadas a participar do Webinário referências técnicas dos 32 municípios jurisdicionados às Gerências Regionais de Saúde (GRSs) de Januária e Pirapora. Entre outros profissionais interessados, o evento é direcionado a coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS); de Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e de Saúde; e referências técnicas dos núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde foi instalado em Montes Claros em agosto de 2023. A iniciativa envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo do Cievs é fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Por Pedro Ricardo