O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, participou da solenidade de celebração dos dois anos do hospital Icismep 272 Joias, na última sexta-feira (17/5), em Igarapé. A unidade, que compõe o Consórcio Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep), presta serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS-MG), atendendo cerca de 700 pessoas por dia para consultas, exames e cirurgias.

Crédito: Fábio Marchetto

“Os consórcios têm um papel central na organização do cuidado à saúde e o que está acontecendo aqui é inovador e um grande exemplo para todo estado. Consórcio tem que ser técnico, coletivo, e o Icismep é um dos principais agente de transformação em saúde nesta região”, disse Fábio Baccheretti.

Durante a cerimônia, o secretário também reafirmou a parceria entre o estado e o consórcio e destacou outros investimentos que beneficiam a população de cerca de 3,5 milhões de pessoas dos 83 municípios consorciados.

“A SES-MG é parceira do Icismep e, entre os investimentos, destacamos a disponibilização de recursos para a compra de dez vacimóveis, veículos adaptados para vacinação extramuros, a aquisição de 20 micro-ônibus para transporte de pacientes eletivos e a contratação do serviço de drones, que é a nossa mais nova arma no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, pontuou o secretário.

O presidente do Icismep e prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Augusto Resende Maia, agradeceu o apoio do Estado e reforçou a importância desses investimentos para a região. “Queria agradecer a parceria do Governo de Minas e dizer que esses investimentos são muito importantes para fortalecer e melhorar os atendimentos aos cidadãos de todos os municípios que fazem parte desse consórcio. Essa gestão compartilhada possibilita desafogar várias filas por procedimentos eletivos nos municípios consorciados, apoiar os municípios na vacinação e ampliação das coberturas vacinais e no combate às arboviroses”, reforçou Maia.

“É um momento muito importante comemorar os dois anos do Icismep 272 Joias, que possibilita beneficiar tantas pessoas, mas não podemos deixar de lembrar das 272 vítimas perdidas no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Parte dos recursos utilizados na construção desse hospital é oriundo da indenização desse acidente. Que possamos celebrar vários outros anos dessa unidade e várias conquistas na área da saúde para a população da nossa cidade e região”, complementou Arnaldo Chaves, prefeito de Igarapé.

Investimentos

Entre as parcerias do Estado com o consórcio Icismep destaca-se o investimento de R$ 4 milhões para a aquisição de dez vacimóveis, veículos adaptados como pequeno centro de vacinação itinerante, que contribuem com os para aumentar a cobertura vacinal nos territórios.

“Com o vacimóveis todos os municípios do estado, por meio dos consórcios, poderão vacinar em praças, rodoviárias e em locais de maior circulação, para que consigamos bater as metas de vacinação em todo estado”, reforçou Fábio Baccheretti.

Já para aquisição dos 20 micro-ônibus para a renovação de frota do Transporta SUS, a SES-MG investiu mais de R$ 9,5 milhões. Os veículos irão facilitar a prestação de serviços assistenciais entre os 83 municípios que integram o Icismep e proporcionar aos pacientes dos municípios um transporte de qualidade e eficiência, principalmente, no deslocamento para a realização de procedimentos de média complexidade ambulatorial, como consultas e exames.

O Estado também investiu mais de R$ 1,1 milhão para utilização do Vant (veículos aéreos não tripulados), conhecidos como “drones”, com a contratação de empresa especializada para o mapeamento dos focos de dengue. Com os drones será possível localizar focos do mosquito, colocar larvicidas em terrenos baldios, imóveis abandonados, piscinas com águas paradas e locais com dificuldade de acesso. No Icismep, o serviço com o Vant abrange 93 municípios das regionais de Belo Horizonte e Divinópolis e tem previsão de execução para 2024 e 2025.

Além desses investimentos, a SES-MG, também é parceira do consórcio por meio de outros programas e ações como o Farmacis, a Rede de Amostra Laboratorial, o projeto piloto de telemedicina, a ampliação de procedimentos ambulatoriais, o pró-consórcio, transporte funerário ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO-BH) e a gestão em serviços médicos hospitalares habilitados pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), entre outros.

272 Joias

O Hospital 272 Joias foi nomeado em homenagem às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. A unidade foi construída com recursos de parte da multa paga pela Vale, além de recursos do Ministério da Saúde e dos 83 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep).

O hospital é eletivo e disponibiliza consultas, exames e realiza cirurgias de baixa e média complexidade em diversas especialidades, como oftalmologia, angiologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, fonoaudiologia, proctologia e cirurgia geral.

Por Jornalismo SES-MG