A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na sexta-feira (17/5), da inauguração do novo tomógrafo do Hospital São João e do lançamento da Pedra Fundamental das obras e instalações do Serviço de Hemodiálise da instituição, na cidade de São João Nepomuceno. O município foi contemplado com recurso financeiro no valor de cerca de R$ 1,5 milhão para a aquisição do tomógrafo e recebeu um incentivo financeiro de mais de R$850 mil para compra dos equipamentos de hemodiálise.

O serviço de tomografia em São João Nepomuceno vai beneficiar aproximadamente 70 mil pessoas com diagnóstico precoce de casos como traumas e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), possibilitando melhor qualidade no atendimento. O município é polo da microrregião de Saúde de São João Nepomuceno, que envolve nove municípios - Descoberto, São João Nepomuceno, Rochedo de Minas, Bicas, Maripá de Minas, Guarará, Senador Côrtes, Pequeri e Mar de Espanha.

Tomógrafo inaugurado no Hospital São João no município de São João Nepomuceno

Para o secretário Fábio Baccheretti, a implementação do serviço de tomografia é o primeiro passo para a transformação da microrregião de saúde. “Aqui é polo de micro. Temos o Opera Mais já atuando muito fortemente no hospital. As cirurgias estão andando cada vez mais. Com esse tomógrafo, com o futuro CTI, com a hemodiálise que está chegando aqui também, teremos essa região resolutiva, encerrando esses vazios essenciais antigos, que sempre afetou o nosso estado”, explicou o secretário.

A partir de agora o Hospital São João, que já tem um século de funcionamento, também vai oferecer o serviço. Para o diretor administrativo do Hospital São João, Antônio Sérgio de Assis Rodrigues, um equipamento desse porte em uma instituição centenária é um misto de passado, presente e futuro. “Com o tomógrafo, o hospital vai proporcionar mais atendimentos e a população terá mais alívio em relação a esta demanda de serviço”, observou o diretor.

Homenagem
A sala onde o tomógrafo foi instalado passa a se chamar Pedro da Silva. Homem muito simples, cidadão de São João Nepomuceno, e de origem humilde. Em 2016, Pedro da Silva se sentiu mal e foi levado três vezes ao pronto atendimento médico do Hospital São João. A falta de equipamento adequado impossibilitou o correto diagnóstico. Sem descobrirem o que ele tinha, Pedro acabou falecendo de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é uma doença que pode ser diagnosticada com precisão por um tomógrafo, como o que foi inaugurado.

O diretor do hospital, Antônio Rodrigues, explicou a escolha do nome para a sala do tomógrafo. “A homenagem é um símbolo de todos aqueles que não tiveram o diagnóstico fechado. E é um símbolo de todos aqueles que hoje já têm e vão ter suas vidas salvas nessa casa com a ajuda do tomógrafo”.

Lançamento da Pedra Fundamental da as obras instalações do Serviço de Hemodiálise do Hospital São João

Hemodiálise e UBS
Durante a cerimônia também foi feito o lançamento da Pedra Fundamental das obras e instalações do Serviço de Hemodiálise do hospital. Em 2023, o município foi classificado como apto para adesão ao incentivo financeiro de R$1 milhão para aquisição de equipamentos de hemodiálise. O projeto da hemodiálise foi aprovado e as obras estão em andamento.

Ainda em solo sanjoanense, o secretário visitou a obra de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro São José, que já recebeu repasse do Estado de mais de R$1,6 milhão. A UBS tem previsão de inauguração da UBS ainda em 2024.

Obra da Santa Casa de Misericórdia em Rio Novo

Rio Novo
Em Rio Novo, o secretário visitou as obras da reforma da Santa Casa de Misericórdia. O município de Rio Novo tem pouco mais de 8.500 habitantes e fica a cinco quilômetros de Goianá, maior aeroporto da Zona da Mata. A expectativa é que, com as obras, sejam retomadas as atividades de urgência e emergência, além da possibilidade de adesão ao Opera Mais Minas Gerais.

Pronto Atendimento no município de Guarani

Guarani
O secretário de Saúde Fábio Baccheretti visitou o Pronto Atendimento do município de Guarani, na Regional de Saúde de Ubá, como parte da agenda da sexta-feira (17/5). O Pronto Atendimento funciona atualmente nas dependências do antigo Hospital Municipal Dr. Armando Xavier Vieira e é o único da cidade, funcionando 24 horas por dia. A visita ao hospital ocorreu mediante a solicitação, por parte da Prefeitura Municipal de Guarani, para viabilizar a reativação do hospital, com atendimento de saúde para a população mais perto de casa.
A possibilidade de trazer parte da assistência de saúde para os municípios, como as cirurgias eletivas, auxilia na otimização do fluxo de atendimento nos hospitais de referência regional e macrorregional.

Por Jonathas Mendes e Gerência Regional de Saúde de Ubá / Fotos: Jonathas Mendes, Jonathas Brandão - Ascom Prefeitura de São João Nepomuceno e Mauro Célio - Prefeitura de Rio Novo