A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou, na quinta-feira (16/5), o II Encontro de Conselheiros Municipais de Saúde, que ocorreu na sala de reuniões da Regional. A reunião foi idealizada pela Assessoria de Governança da SRS Patos de Minas e reuniu representantes de 11 municípios da região, com o objetivo de alinhar conceitos e compartilhar informações sobre o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizado na sala de reuniões da SRS de Patos de Minas, o evento começou com uma atmosfera de colaboração e compromisso. Os conselheiros municipais, figuras essenciais no elo entre a sociedade e a gestão pública da saúde.

A equipe da Assessoria de Governança Regional destacou a importância do encontro para fortalecer a participação social e a transparência na gestão do Sistema único de Saúde (SUS), Foi enfatizada a necessidade de um trabalho conjunto e participativo com os conselheiros municipais, que têm um papel relevante de elo entre a sociedade e a gestão pública.

II Encontro de Conselheiros Municipais de Saúde

Noemi Portilho, assessora de Governança da SRS de Patos de Minas, enfatizou a importância do encontro para fortalecer o papel dos conselheiros municipais no controle social do SUS. “A troca de experiências e a capacitação proporcionada aqui são essenciais para que possamos garantir uma gestão da saúde pública mais transparente e participativa. Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade deste trabalho".

Temas abordados
Entre os temas discutidos, um dos destaques foi a apresentação do Projeto de Multiplicação da Oficina Participa + de Formação do Controle Social. Este projeto tem como objetivo capacitar os conselheiros para que possam atuar de forma mais efetiva e informada, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões sobre a saúde pública.

Outro ponto relevante foi o Planejamento Regional Integrado da Macrorregional Noroeste. A apresentação deste planejamento trouxe à tona a necessidade de uma visão integrada e estratégica para a região, onde os conselhos municipais desempenham um papel crucial na identificação de demandas e na proposição de soluções.

A situação dos instrumentos de gestão e o cadastro dos conselhos no Cadastro dos Conselhos Municipais de Saúde de Minas Gerais (CADCES-MG) também foram temas de discussão. A regularização e a atualização destes instrumentos são fundamentais para garantir a transparência e a eficácia das ações dos conselhos de saúde.

Além disso, houve um alinhamento sobre conceitos de paridade, regimento interno e organização dos conselhos. A paridade, que assegura a representação equilibrada de usuários, trabalhadores da saúde e gestores, é um princípio fundamental para um conselho efetivo e democrático. O regimento interno, por sua vez, estabelece as regras de funcionamento, enquanto a organização dos conselhos trata da estrutura necessária para seu bom funcionamento.

Os conteúdos compartilhados e o fortalecimento entre os conselhos municipais foram destacados pelos participantes. “Por meio do encontro, ideias foram trocadas entre os conselheiros de diversos municípios, dúvidas foram sanadas e orientações pertinentes foram obtidas para manter o controle social funcionando de forma correta e ética em nosso município.", afirmou Hugo Wallace de Oliveira, conselheiro municipal de Saúde de Matutina.

O II Encontro de Conselheiros Municipais de Saúde de Patos de Minas representou mais um passo significativo para uma gestão mais participativa e transparente. Com realização do evento, a Assessoria de Governança da SRS Patos de Minas reafirmou seu compromisso com a continuidade desses encontros, visando a melhoria do controle social e da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Por Pedro Lucas / Foto: Pedro Lucas