A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares (SRS-GV) realizou, no dia 10/5, a I Reunião Gerencial de Coordenadores, na qual reuniu suas lideranças setoriais e representações das equipes técnicas respectivas, totalizando um grupo de 15 profissionais comprometidos em alinhar esforços para prioridades e metas da saúde na macrorregião de Saúde Leste.

O encontro buscou discutir com as equipes as prioridades para o ano e o quadriênio, além de definir, a partir do Planejamento Estratégico institucional da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), como a instituição e todo o seu corpo técnico irá contribuir com os resultados priorizados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a SES-MG, no contexto do Leste de Minas.

Reunião Gerencial de Coordenadores da SRS Governador Valadares

A expectativa é de impulsionar um ambiente mais adequado à implantação das políticas de saúde na macrorregião de saúde, além de uma clara compreensão das metas e objetivos que guiarão suas ações nos próximos meses, fortalecendo assim a capacidade do sistema de saúde regional em atender às necessidades da população na região.

Para o superintendente regional de Saúde Romulo Gusmão, a reunião envolve um passo dos mais importantes à rotina da instituição, pois foram debatidos os rumos da organização, e o seu papel, consolidando e legitimando sua missão e visão de futuro, no contexto das prioridades do Estado.

A reunião gerencial de coordenadores da SRS é um desdobramento do planejamento estratégico conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que busca envolver discussões que abordem todos os projetos prioritários definidos até então. A ação foi organizada em função da necessidade de mobilizar e engajar as equipes do nível regional com as prioridades definidas pelo governo, no âmbito da saúde.

Reunião Gerencial de Coordenadores da SRS Governador Valadares

Foram trabalhadas também  as assimetrias de informação, relacionadas às competências - Resolução de Competências das Unidades Regionais -, perfil técnico das equipes, gestão de projetos, gestão de processos e boas práticas de gestão no âmbito das coordenações, de modo a ampliar possibilidades de consolidação do sistema de saúde regional que envolve quatro microrregiões de saúde e 51 municípios.

Sarah Ihasmin, coordenadora de Gestão e Finanças avaliou a reunião como muito produtiva e dinâmica. "A programação da reunião me inspirou a desenvolver uma proposta de Plano de Gestão do Desempenho Individual (PGDI) 2024 alinhada com os conteúdos que serão apresentados nas Oficinas de Gestão de Projetos e Processos e com os projetos que cada coordenação terá que desenvolver”.

Temas destacados
Entre os temas debatidos estavam a governança, gestão e eficiência dos serviços oferecidos aos municípios. Além disso, houve um foco importante na gestão estratégica institucional para o ano de 2024 e o quadriênio subsequente,esclarecendo sobre a consolidação da gestão estratégica, envolvendo reflexões e ações referentes ao clima organizacional, e mapeamento de perfis técnicos setoriais para os coordenadores e a aplicação de um censo de servidores para entender melhor as necessidades e habilidades disponíveis.

Na mesma oportunidade, a Coordenação de Atenção Farmacêutica inaugurou o espaço de boas práticas de gestão, compartilhando experiências na gestão da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). Discutiu-se ainda a inserção de metas institucionais específicas para a dinâmica do teletrabalho e, para concluir, compromissos e datas para a realização de oficinas de gestão estratégica foram definidas.

Por Sarah Monteiro - estagiária sob supervisão / Fotos: Sarah Monteiro