Os municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, ao longo da Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas (6 a 10/5), ampliaram as ações de promoção da Saúde Bucal e da prevenção dos agravos e doenças bucais no âmbito da rede pública de educação básica. Além disso, foi incentivada a realização do Dia D Mais da Saúde Bucal no PSE em 8/5. As ações ocorreram em consonância com a nota técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Na área de abrangência da SRS, diversos municípios aderiram ao Dia D e à Semana de Mobilização, entre os quais: Amparo do Serra, Araponga, Barra Longa, Cajuri, Canaã, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Paula Cândido, Pedra do Anta, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, Teixeiras e Urucânia.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Ponte Nova, Saskia Drumond, a ação mais efetiva e palpável do PSE, em sua opinião, é a saúde bucal. “Com a pandemia de covid-19, muitas ações se perderam e trabalhar uma semana temática, com a confluência em um Dia D especialmente pensado para isso, traz o resgate desse vínculo entre saúde bucal e escola, de forma articulada e intersetorial”, frisou.

Para a referência técnica da CAS em Saúde Bucal, Pedro Laponês, utilizar os espaços escolares é de grande valia para consolidar no território a Política de Saúde Bucal. “Nesses locais, podemos coletar dados epidemiológicos, realizar a entrega de kits de higiene bucal, fazer a escovação supervisionada, realizar a aplicação tópica de flúor e também encaminhar essas crianças, após o devido exame, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, a fim de darmos continuidade ao cuidado”, elencou.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município de Raul Soares, Hugo Gonçalves Dutra, as equipes de saúde bucal nas escolas são de extrema importância, uma vez que, infelizmente, os cuidados com a boca podem ser esquecidos no dia a dia de algumas famílias. “As crianças têm um papel fundamental nessa ação, tanto no autocuidado quanto coletivamente. Elas têm curiosidade e lidam com o aprendizado de maneira muito enriquecedora, levando para a vida familiar as informações passadas por meio de oficinas, palestras, escovação supervisionada e ações coletivas”, destacou.

Rede de Atenção à Saúde Bucal (Rasb-MG)
As ações de Saúde Bucal devem ser vistas sob a perspectiva de rede, para além do contexto do Programa Saúde na Escola. Dessa forma, a Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB-MG) é planejada com uma base populacional de referência e com a definição da responsabilidade sanitária dos pontos de atenção, tendo como porta de entrada a Atenção Primária à Saúde (APS). A Rasb é composta pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e os hospitais, que ofertam componentes da Odontologia Hospitalar em parceria com o Estado.

Segundo Pedro Laponês, a SRS Ponte Nova tem uma das maiores coberturas de Saúde Bucal do estado, com 100% dos nossos municípios dispondo de equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Também temos os CEOs de Ponte Nova e Viçosa e, ainda, o Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAG), referência para toda a macrorregião de Saúde Leste do Sul no que tange à Odontologia Hospitalar, com foco no atendimento eletivo de cirurgias bucomaxilofaciais, bem como as urgências e emergências e o tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais a nível ambulatorial e hospitalar”, explicou.

Por Tarsis Murad / Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais