O Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância está com inscrições abertas para novos cursos direcionados aos profissionais de Saúde do estado. Gratuitos, os cursos serão oferecidos pela modalidade de educação a distância, com videoaulas e material didático disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Esta é mais uma ação estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para promover a educação permanente. De acordo com o diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, o ano de 2013 vem sendo muito profícuo para as ações educacionais. "No primeiro semestre, tivemos mais de 33 mil alunos já capacitados. No retorno para o segundo semestre, a expectativa é de mais 13 mil alunos certificados entre agosto e setembro", aponta.

Segundo Riani, "o volume considerável de cursos e a eficiência das ações educacionais do Canal Minas Saúde é fruto da política da SES-MG e do esforço do secretário para avançar na qualificação dos profissionais e melhoria dos serviços prestados à população no âmbito da Saúde", completa. Para o restante do ano, a previsão é de mais 15 mil novas certificações, com cerca de 60 mil alunos qualificados pelo Canal Minas Saúde.

As inscrições para os cursos podem ser realizadas no portal www.canalminassaude.com.br. Confira as opções:

# Ouvidoria de Saúde
Ampliar os conhecimentos e garantir a qualidade dos serviços prestados pelos gestores e profissionais dos municípios em relação ao tratamento das demandas provenientes dos usuários do SUS. Esta é a proposta deste curso, voltado para gestores municipais e profissionais efetivos indicados dos municípios, das áreas da Ouvidoria de Saúde e da SES/nível central e regional. A carga horária é de 80h. Início previsto para agosto/2013.

# Introdução às Práticas Integrativas e Complementares
Com carga horária de 40h, o curso tem como objetivo geral apresentar aos gestores, profissionais de saúde e população em geral, os princípios básicos das práticas (homeopatia, fitoterapia, medicina antroposófica, entre outras), que constam na Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares SUS/MG do estado de Minas Gerais. O início do curso está previsto para setembro/2013. Podem participar, preferencialmente, gestores e profissionais de saúde do SUS/MG, mas também estará aberto para a população em geral de todos os municípios do estado de Minas Gerais.

# Curso Básico de Vigilância Sanitária
Este curso tem carga horária de 40h e é voltado para profissionais da Vigilância Sanitária lotados nas Regionais e Municípios e profissionais com ensino médio ou superior. A proposta é sensibilizar e capacitar a equipe municipal de saúde para autossuficiência na responsabilidade sanitária de vigilância do risco. O início das aulas está previsto para setembro/2013.

# Atenção Integral à Saúde do Idoso
Este curso tem carga horária de 60h e tem como proposta fornecer subsídios aos profissionais de saúde de municípios e do estado em relação à rede de atenção integral à saúde do idoso (SES Nível central e nível regional). Podem participar, preferencialmente, profissionais efetivos de nível superior, gestores municipais e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais: nível central, superintendências e gerências de atenção à saúde. Previsão de início: setembro/2013.

# Assistência Farmacêutica na Rede Farmácia de Minas
O curso tem carga horária de 40h e é direcionado a farmacêuticos, preferencialmente efetivos da Rede Farmácia de Minas, do SUS/MG, e gestores de Saúde. O objetivo geral é fortalecer a capacitação e promover a educação permanente dos profissionais farmacêuticos, visando ao aprimoramento das práticas profissionais no contexto das redes de atenção a saúde. As aulas estão previstas para começar em setembro/2013.

# Curso Básico de Saúde do Trabalhador
Qualificar os profissionais de Saúde para planejar a prática profissional da Rede de Atenção à Saúde no olhar do usuário como um trabalhador, fornecendo subsídios para o desenvolvimento das ações de vigilância e assistência/recuperação da saúde da população exposta ao agrotóxico, em especial, do trabalhador exposto. Este é objetivo geral deste curso, direcionado ao seguinte público: profissionais envolvidos na saúde do trabalhador da Rede de Atenção à Saúde e Conselho Municipal de Saúde, da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das SRS/GRS e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual (CEREST Estadual e CEREST Regionais). A carga horária é de 40h. Início previsto para setembro/2013

# Ações para Redução da Mortalidade Materna e Infantil
Este curso tem como objetivo geral instrumentalizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para o atendimento e acompanhamento ao pré-natal de qualidade. A qualificação é direcionada a profissionais médicos e enfermeiros, preferencialmente efetivos, da Atenção Primária à Saúde dos municípios do Estado de Minas Gerais. A carga horária é de 20h. Previsão de início das aulas: outubro/2013.

Por Núcleo de Web - Canal Minas Saúde