Os Núcleos de Atenção Primária à Saúde e de Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde de Unaí promoveram nesta terça-feira (16/05), uma capacitação sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Participaram da capacitação representantes das Equipes de Saúde da Família, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e farmacêuticos dos municípios que pertencem à Gerência Regional de Unaí.
Crédito: Jessika Caldeira
A capacitação teve como objetivo orientar os técnicos municipais sobre as diretrizes e princípios do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e competências de cada profissional. Segundo a referência do Núcleo de Atenção Primária das Unidades Regionais de Saúde (NAPRIS), Amanda Mares, "a capacitação foi fundamental para reforçar junto aos profissionais a necessidade de articulação entre a Atenção Básica e a Assistência Farmacêutica a nível municipal, importantes para qualificar a abordagem e o tratamento do tabagista e garantir a estruturação do programa de acordo com o preconizado pelo INCA e Ministério da Saúde".

De acordo com Robson Rezende, coordenador do Núcleo de Atenção Farmacêutica da Gerência Regional de Unaí, a capacitação “é de grande importância para melhorar a eficiência das atividades realizadas pela Assistência Farmacêutica e Atenção Primária municipais na execução do Programa Nacional de Controle do Tabagismo”.

Por Jessika Caldeira