A data de 8/5 marcou a realização do Dia D Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE), com o desenvolvimento de ações em todos os estados brasileiros. Em Minas Gerais, considerando os diferentes cenários no que se refere à capacidade operacional das Equipes de Saúde Bucal (eSBs), foram realizados dois movimentos: o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE e a Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas, que ocorreu no período de 6 a 10/5.  Na área de abrangência da Gerência Regional de  Saúde (GRS) de Januária 20 municípios aderiram às ações.

A Coordenação Geral de Saúde Bucal/Ministério da Saúde, em parceria com a área técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), está desenvolvendo a ampliação das ações de saúde bucal. Em comemoração ao primeiro ano de assinatura da Lei nº 14.572, de 8 maio de 2023, que incluiu a saúde bucal no campo de atuação do SUS, foi realizado como marco o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE em todo território nacional.

Na área da Regional de Saúde de Januária, as equipes de saúde bucal municipais desenvolveram diversas práticas de saúde bucal englobando a escovação dental supervisionada; a aplicação tópica de flúor e exame bucal com finalidade epidemiológica, tratamento restaurador atraumático (ART), além da educação em saúde. Por meio dessas ações é possível ampliar o acesso dos alunos às pautas voltadas à saúde bucal promovendo a prevenção aos agravos mais prevalentes em saúde bucal e a verificação das necessidades apresentadas por esse público, permitindo a continuidade do cuidado pelos cirurgiões dentistas das eSB em ambiente clínico.

Para Isabela Crispim, referência técnica em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Januária, “o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE fortalece e dá notoriedade às ações e práticas que já são realizadas de forma corriqueira no cenário do PSE”.

O Dia D foi um marco muito importante em São João das Missões, de acordo com Álvaro Augusto Martins Santos, coordenador municipal de Saúde Bucal. “Mesmo o município já tendo uma boa adesão às ações do PSE, esta iniciativa pioneira possibilitou o fortalecimento e a ampliação das ações de saúde no ambiente escolar”.

Para Jéssica Josymara Ferreira, referência técnica e cirurgiã dentista de São João da Ponte, “as ações como essa do dia D que ocorreram a nível nacional, foram importantes para mostrar que a odontologia vai muito além de atendimentos clínicos, envolvendo ações de prevenção e educação em saúde que até então estavam esquecidas nas nossas atividades diárias”. Jéssica Ferreira ressaltou que ter a presença da equipe de saúde bucal na escola mostra que a prevenção tem um papel fundamental e valioso na atenção primária.

Por Gerência Regional de Saúde de Januária / Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais