Nessa terça-feira (14/5) gestores e técnicos/tutores municipais participaram da última etapa do ciclo formativo do Saúde em Rede, promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, em parceria com o Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems Regional).

De acordo com a Coordenadora de Atenção à Saúde da SRS Barbacena, Rosiany Araújo de Paula, o projeto teve início no polo Barbacena, em dezembro de 2022, e o monitoramento final aconteceu nessa última oficina realizada em 14/5. Em relação ao projeto, Rosiany explicou que, no total, “foram 12 encontros presenciais, sendo três etapas preparatórias e nove ciclos de formação de tutores municipais, em que tivemos a participação dos 33 municípios da SRS Barbacena”, pontuou.

15.05.2024-Saúde-em-rede-Barbacena1

Sobre a implementação do Saúde em Rede nos municípios, a coordenadora destacou que “os próximos passos para organização e integração dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) serão a realização das oficinas nos municípios pelos tutores capacitados; expansão interna nos municípios aos demais pontos de atenção da APS e da AAE, e, no final de junho, acontecerá em Belo Horizonte o Seminário de Boas Práticas do Projeto Saúde em Rede”.

Saúde em Rede
O projeto Saúde em Rede tem o objetivo de reorganizar a forma de trabalho das equipes de saúde, melhorando a integração entre atenção primária, atenção especializada e hospitalar, criando uma Rede de Atenção à Saúde. Com isso, o foco estará nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De forma gradativa, o projeto oferece às equipes de Saúde de todos os municípios mineiros abordagens teóricas e práticas com foco na qualificação de pessoas e processos. Sua metodologia busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

15.05.2024-Saúde-em-rede-Barbacena2

Conta-se com o apoio de analistas centrais, analistas regionais, apoiadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e apoiadores do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG). Essa diversidade de atores demonstra uma política altamente capilarizada no território, levando em consideração uma importante estratégia do SUS que visa a contribuição para a organização dos serviços de saúde e a Educação Permanente em Saúde.

Além disso, a Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.051, de 13 de novembro de 2019, instituiu o Grupo Condutor do Saúde em Rede. Sendo esta, uma instância de governança composta por representantes de todas as subsecretarias da SES-MG, Cosems e ESP-MG que contribui para a tomada de decisões mais assertivas e que leve em consideração as opiniões de todos os envolvidos no projeto.

Com o Saúde em Rede, o impacto que o Governo de Minas Gerais almeja é o ganho de tempo para o cidadão, com a diminuição das filas; ganho em qualidade, com a melhoria e reorganização dos centros de saúde; e ganho em economia, pois, com uma gestão mais inteligente de processos de atendimento, haverá também mais eficiência nos gastos dos recursos públicos.

Por Priscila Rezende / Fotos: Priscila Rezende