Buscando a retomada e a ampliação das ações de saúde bucal no ambiente escolar, de forma a garantir mais cuidado aos escolares, ações de mobilização foram realizadas, em todo o território nacional, nos municípios que já aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE).

Em Minas Gerais, foi desenvolvida a Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas, no período do dia 6 a 10 de maio, e o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE no dia 8/5, com ações de mobilização em saúde bucal junto aos estudantes das escolas públicas do ensino básico. Nessas ações foram ofertadas: escovação dental supervisionada; aplicação tópica de flúor; exame bucal com finalidade epidemiológica e Tratamento Restaurador Atraumático (ART).

Os 15 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina aderiram a Semana de Mobilização em Saúde Bucal e promoveram o Dia D Mais Saúde Bucal. Foram ofertadas ações de escovação, distribuição de kits de escovação e palestras sobre a importância de cuidar da saúde bucal.

Para Wilson Soares, cirurgião dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Recreio, o Dia D “foi um dia muito especial e lúdico nas escolas. Só podemos agradecer a todos os profissionais envolvidos na ação”.

E segundo Juliane Peres, referência técnica em Saúde Bucal da GRS Leopoldina, “essa ação de mobilização foi muito relevante para enfatizar a necessidade de se cuidar da saúde bucal e por contar com a participação dos 15 municípios da GRS Leopoldina, um reforço na importância da saúde bucal no campo de atuação do SUS”.

Por Gerência Regional de Saúde Leopoldina / Fotos: Rodolfo da Silva, Sara Ramos, Letícia Melo Ferreira, Kamila Gabri, Mariane, Lívia Campos, Luciana de Souza