Vinte municípios da área de cobertura da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá estão aplicando a vacina contra a dengue para o público de 10 a 14 anos. O Brasil é o país pioneiro a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal, o Sistema Único de Saúde (SUS), e está disponível nos locais de vacinação dos seguintes municípios: Ubá, Visconde do Rio Branco, Rodeiro, Guiricema, Tocantins, Coimbra, São Geraldo, Guarani, Rio Pomba, Guidoval, Mercês, Piraúba, Tabuleiro, Divinésia, Senador Firmino, Brás Pires, Presidente Bernardes, Ervália, Dores do Turvo e Silveirânia.

Ana Carolina de Oliveira Mattos Teixeira, de 11 anos, é uma adolescente moradora de Ubá que tomou sua primeira dose da vacina depois da aula, no dia 11/5. “Fui super bem atendida e posso dizer para todas as crianças e adolescentes virem se proteger contra a dengue, e também aproveitar e atualizar o cartão com as outras vacinas. Isso é importante para nossa saúde”, falou a estudante.

14.05.2024-Ubá-Vacina-dengue-Elis Regina de Oliveira Mattos

O município de Ubá recebeu 1.584 doses da vacina contra a dengue, iniciando a aplicação do no 7/5, sendo que 128 foram aplicadas até o dia 10/5. “Quem já teve dengue pode tomar a vacina, como também quem nunca teve. Poucas pessoas sentem eventos supostamente atribuíveis à vacinação, como dor de cabeça e cansaço físico, sendo que o benefício da vacina é muito maior do que estes eventos de curta duração. Lembrando que é uma doença que pode evoluir para o óbito e prevenir sempre é o melhor remédio”, disse Rosiane Rafaela da Silva, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá.

A vacina é ofertada em Ubá na Policlínica Regional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das quartas-feiras, quando o horário é das 12h às 17h. Também é possível se vacinar nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com os horários de vacinação de cada uma delas: Bom Pastor, Cibraci, Colônia, Palmeiras, Peluso, Ponte Preta, Santa Edwiges/Primavera, São Domingos/Eldorado, São João, São José, São Sebastião, Schiavon e Tanquinho.

Vacina contra a dengue
A Qdenga (TAK-003) foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e é um imunizante que contém vírus vivos atenuados, induzindo respostas imunológicas contra os quatro sorotipos da dengue que circulam nas Américas (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DEN-V 4). A vacina é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Público alvo
Estão sendo vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS). O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Acesso
Para receber a aplicação, a criança ou adolescente deverá estar acompanhado de um responsável, levar o Cartão do SUS e comparecer a um dos locais de vacinação do município de residência. Vale lembrar que a vacinação estará disponível enquanto durar o estoque de doses.

A vacina contra a dengue é contraindicada para indivíduos imunocomprometidos ou aqueles que tenham usado corticoides nos últimos 4 semanas. Pessoas com condições crônicas devem realizar uma avaliação médica antes de receber a vacinação.

Por Keila Lima / Foto: Elis Regina de Oliveira Mattos