O Dia D Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Família (PSE) foi realizado no dia 8/5 em todos os estados da federação, sendo um marco importante para a retomada e a ampliação das ações de saúde bucal no ambiente escolar, de forma a garantir mais cuidado em saúde bucal aos alunos. Em Minas Gerais, foi realizada também a Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas, que ocorreu no período de 6 a 10/5. Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, participaram da iniciativa 38 municípios com mais de 16.000 usuários beneficiados.

No dia D, os profissionais realizaram educação em saúde bucal nas escolas. Em Borda da Mata, equipes com cirurgiões dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) realizaram escovação, aplicação de flúor, além de um levantamento para avaliar a saúde bucal dos alunos. Em Cachoeira de Minas, foram acionados todos os dentistas da rede e ASBs, que se dividiram nas escolas em áreas da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Para a coordenadora de Saúde Bucal de Borda da Mata MG, Harleny Junqueira, essa ação especial do Programa Saúde na Escola (PSE) foi pensada de modo que os alunos aprendam a importância da limpeza, escovação e uso de fio dental para cuidar dos seus sorrisos e manter a saúde bucal em dia. ”Realizamos um levantamento para avaliar a saúde bucal dos alunos e para reforçar ainda mais a proteção dos dentes. Foi um dia repleto de aprendizado, cuidado e muitos sorrisosl”, pontuou.

De acordo com a referência técnica em Saúde Bucal da SRS Pouso Alegre, Laís Fernanda Barcelos, a mobilização foi construída semanalmente desde do dia 9/4 com o processo de sensibilização dos coordenadores sendo bem notado quanto à preocupação pela execução das ações propostas. “Claro que entendemos muitas vezes a complexidade das agendas dos municípios, mas isso não impede que as ações propostas neste mês de maio aconteçam ao longo do ano e que a Saúde Bucal se integre ainda mais no PSE”, concluiu.

O público-alvo das ações foram os alunos das escolas públicas do ensino básico, em especial as escolas pactuadas no ciclo 2023-2024 do PSE, que reúne 9.757 escolas pactuadas por meio da adesão de 851 municípios do Estado de Minas Gerais. Estas escolas, 66% (6.414) são consideradas prioritárias por se encontrarem em áreas de situação de vulnerabilidade social, como creches conveniadas, escolares pertencentes a famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, escolas situadas em áreas rurais e em comunidades e povos tradicionais, e que atendem aos escolares do sistema sócio-educativo.

Inclusão da saúde bucal no campo de atuação do SUS
Com a inclusão da Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde, que institui o Sistema Único de Saúde (SUS), a Saúde Bucal passou a ser um direito de todos os brasileiros, garantido pela lei nº 14.572, de 8 maio de 2023, que alterou a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e incluiu a saúde bucal no campo de atuação do SUS, tornando-se assim uma data comemorativa.
A escolha da data 8/5 para o Dia D Mais Saúde Bucal no PSE marca a comemoração do primeiro ano de assinatura da Lei nº 14.572, de 8 de maio de 2023.

Saúde Bucal na SRS Pouso Alegre
No dia 20/3, em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Bucal, a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou a primeira Reunião Macrorregional de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal. Um dos objetivos principais foi a discussão sobre as políticas vigentes e alinhamento das ações a serem executadas no território. O encontro marcou o início das reuniões gerenciais com os coordenadores e referências de saúde bucal.

Por Otávio Coutinho / Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais