Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia de D de vacinação em uma ação conjunta com os municípios mineiros. Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, 22 municípios participaram do Dia D de vacinação.

Para alunos e professores que, por motivos eventuais, estavam com doses em atraso no cartão de vacinação, 26 municípios da SRS-Divinópolis realizaram, durante a semana de 8 a 12/4, ações em 37 escolas. Na oportunidade foram oferecidos gratuitamente todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), além das vacinas da influenza (gripe) e covid-19, de acordo com a disponibilidade de cada município.

Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explicou que o Dia D é uma oportunidade para a atualização dos cartões de vacinação. “Com estas ações é possível aumentar a cobertura vacinal e, consequentemente, prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Serviço
A rotina dos serviços do calendário nacional de imunização contempla 20 vacinas que protegem a população em todos ciclos de vida, desde o nascimento. A poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais estão entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas

As vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde ou em Salas de Vacinas de cada municípios brasileiro.

Por Willian Pacheco