Quarenta e um municípios do Norte de Minas se destacaram, na segunda-feira, 22/4, em Belo Horizonte, com o recebimento dos selos Ouro e Prata de reconhecimento Bora Vacinar por terem alcançado ou se aproximado, em 2023, das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A cerimônia reuniu dirigentes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Criado em 2023, o selo tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças com até um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir metas de cobertura entre 10 e 13 vacinas: BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

Ação de vacinação extramuros realizada em 2023 no município de Josenópolis

Com o recebimento do Selo Ouro se destacaram oito municípios do Norte de Minas. Cinco estão jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros: Berizal; Claro dos Poções; Montezuma; Rubelita e São João do Pacuí. Outros três municípios integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária: São João da Ponte, Ubaí e Varzelândia.

Já para o recebimento do Selo Prata compareceram à solenidade representantes de 18 municípios da SRS de Montes Claros: Catuti; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Fruta de Leite; Grão Mogol; Itacambira; Jaíba; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Mamonas; Matias Cardoso; Novorizonte; Olhos D´Água; Padre Carvalho; Pai Pedro; São João da Lagoa e São João do Paraíso.

Dez municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária também foram contemplados com o recebimento do Selo Prata: Bonito de Minas; Campo Azul; Ibiracatu; Icaraí de Minas; Japonvar; Miravânia; Montalvânia; Patis; São Francisco e Urucuia.

Da GRS de Pirapora o Selo Prata foi entregue a representantes de cinco municípios: Buritizeiro; Ibiaí; Ponto Chique; Santa Fé de Minas e Várzea da Palma.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “os bons resultados alcançados por 26 de um total de 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS é fruto do esforço das referências técnicas da SES-MG que tem investido na capacitação e atualização dos profissionais que atuam nas salas de vacina. A realização de oficinas de capacitação nas microrregiões de saúde facilita o envolvimento de um maior número de participantes. Por outro lado, o empenho dos profissionais no aprimoramento do planejamento das ações visando o aumento das coberturas vacinais acaba refletindo na obtenção de resultados cada vez mais promissores”, avalia a coordenadora.

Por Pedro Ricardo / Foto: Prefeitura de Josenópolis