Os municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, realizam no sábado, 23/3, o segundo Dia D de Combate ao mosquito Aedes. O evento é o segundo ciclo do movimento “Minas Unida ao Combate do Mosquito Aedes”, uma ação de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e dos municípios mineiros, que ocorre em todo o estado. A ação teve seu primeiro ciclo realizado em 24/2, sempre com o objetivo de ampliar o combate aos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

O diretor regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, da GRS Itabira, destacou que o primeiro ciclo do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito” na região obteve um resultado muito bom, mobilizando grande parte da população e profissionais de saúde das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade, com a participação de 25 municípios.

“Neste segundo ciclo, temos a participação confirmada de 20 municípios, com grandes ações de mobilização. Importante ressaltar que todos os 27 municípios que compõem a Regional têm realizado de forma regular ações de enfrentamento às arboviroses em seus territórios”, disse o diretor. Segundo ele, o Dia D é mais uma estratégia que representa um esforço coletivo em prol da saúde pública. “A mobilização representa a união, a coparticipação entre o setor público, privado e a comunidade”, ponderou Maurício.
A assessora de Gestão Regional, Clarissa Drummond Moreira, da GRS Itabira, que acompanhou toda a mobilização dos municípios para o Dia D do movimento “Minas Unida contra o Mosquito Aedes” destacou que é muito importante sensibilizar a comunidade, porque é a parceira fundamental no combate ao mosquito, já que mais de 80% dos focos do Aedes estão dentro dos imóveis.

“Este Dia D só é possível devido ao envolvimento dos municípios que compõem a GRS Itabira, com suas diversas ações, seja na limpeza das residências, lotes vagos ou por meio dos mutirões comunitários, além das blitz educativas, distribuição de panfletos e até teatro infantil”, destacou Clarissa. Segundo ela, estas ações são fundamentais na prevenção das arboviroses e na conscientização da protagonismo da população no combate ao mosquito. “Juntos somos mais fortes”, afirmou Clarissa.

Em Itabira, município sede da Regional, a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com mutirão comunitário no bairro Santa Marta e, na Feira dos Produtores Rurais (Esplanada da Estação), com a instalação de um estande de Educação em Saúde.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Franco Barbosa de Andrade, da SMS de Itabira, o bairro Santa Marta foi escolhido devido à quantidade de notificações de casos suspeitos de dengue que foram recebidas pela Vigilância Epidemiologia. Já a Feira dos Produtores Rurais foi escolhida por ser um local de grande circulação de pessoas, famílias e crianças.

“Durante a semana foi divulgada a ação de recolhimento de inservíveis para que a população descarte os materiais não utilizados de forma a retirar o domicílio possíveis focos do Aedes”, informou Natália. Neste sábado - Dia D - está sendo realizado um mutirão com a participação das equipes da Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agente de Combate às Endemias e equipe do Programa Saúde na Escola, envolvendo a Escola Municipal Marina Bragança. Na Feira dos Produtores um estande de Educação em Saúde traz a exposição de "Maquete do certo e errado", panfletagem, orientações e recebimento de denúncias. Segundo Natália, em ambas as ações o município conta com o apoio de professores e alunos do 2º período do curso de Medicina da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Unifuncesi).

Segundo ciclo do Dia D
O segundo ciclo do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes”, conta com a participação dos municípios de Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Bom Jesus do Amparo; Carmésia; Dores de Guanhães; Ferros; Guanhães; Itabira; João Monlevade; Materlândia; Morro do Pilar; Passabém; Rio Piracicaba; Santa Maria de Itabira; Santo Antônio do Rio Abaixo; São Domingos do Prata; São Gonçalo do Rio Abaixo; São Sebastião do Rio Preto; Senhora do Porto e Virginópolis.
A ação na região de Itabira tem como parceiros as Secretarias Municipais de Saúde, Comunicação e Agricultura, Unifuncesi, Rádio Pontal FM, Vale, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (SAAE), A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (ITAURB), Quantum, Demolay e GRS Itabira.
A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Por Flávio A. R. Samuel