Uma mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e municípios ocorre em todo o estado de Minas Gerais, no sábado (23/3) com o objetivo de combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

A ação Minas Unida no Combate ao Mosquito vai mobilizar a população e profissionais de saúde de 18 municípios da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei.

O Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito ocorre em locais estratégicos, conforme a programação abaixo:

Programação em São João del-Rei:
Município de São João del-Rei
Ação 1: Distribuição de mudas de plantas e folders educativos sobre arboviroses
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Praça Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Matosinhos, São João del-Rei - MG.
Ação 2: Tenda com distribuição de hipoclorito e folders educativos sobre os cuidados com depósitos e armazenamento de água, objetivando a eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Também haverá orientação sobre cuidados, sintomas e prevenção das arboviroses.
Horário: das 8h às 12h
Endereço: praça Bom Jesus de Matosinhos, bairro Matosinhos, São João del-Rei - MG.
Ação 3: Aplicação de permetrina com a utilização do equipamento Aero System em residências do bairro Matosinhos
Horário: das 8h às 12h
Endereço: bairro Matosinhos, São João del-Rei - MG.
Ação 4: Visitas em domicílio para a realização de tratamento focal, orientação, identificação, eliminação, vedação e tratamento de possíveis criadouros do Aedes aegypti
Endereço: bairro Matosinhos, São João del-Rei - MG.bb
Ação 5: Ação de promoção da saúde física e mental, por meio dança
Endereço: Praça Bom Jesus de Matosinhos, bairro Matosinhos, São João del-Rei - MG.
Horário: das 8h às 12h
Ação 6: Passeata com a participação dos alunos da Escola Estadual Thomé Portes Del e do Sesi /Senai, Rei com a temática arboviroses.
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Concentração inicial na praça Bom Jesus de Matosinhos, bairro Matosinho, São João del-Rei - MG.
Ação 7: Participação dos alunos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) com ação de Promoção à Saúde
Horário: das 8h às 12h
Ação 8: Participação dos alunos do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves (Uniptan) com ação de Promoção à Saúde,
Horário: das 8h às 12h
Ação 9: Participação da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Matosinhos com tenda para aferição de pressão e glicemia
Horário: das 8h às 12h
Ação 10: Tenda com enfermeiro de Estratégia Saúde da Família (ESF) para triagem, identificação de casos suspeitos das arboviroses
Ação 11: Tenda para verificação e atualização do cartão de vacinação

Programação completa disponível: www.saude.mg.gov.br/aedes

Haverá atendimento à imprensa no início da ação.

Serviço: SES-MG e Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei promovem Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito
Atendimento à imprensa: 9h
Local: praça Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Matozinhos, São João del-Rei - MG
Informações e agendamento de entrevistas: ngr.sjd@saude.mg.gov.br - Antonio Maria Ferreira - (32) 33221938 ou (32) 998130140