A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, nesta quinta-feira (20/2), na Cidade Administrativa (CAMG), o 1º Seminário Pensando a Saúde – Estágio de Férias. O evento tem o objetivo de apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos por estudantes universitários que participaram da iniciativa estadual Estágio de Férias.

Crédito: Marcus Ferreira

Com o intuito de promover a vivência do dia a dia da Secretaria a estudantes universitários, durante o período das férias escolares, a SES recebeu 16 estagiários dos cursos de Medicina, Ciências Econômicas, Relações Econômicas Internacionais e Gerenciais, entre o fim de 2019 e início de 2020, que foram alocados em diferentes áreas estratégicas da SES, para contribuírem no desenvolvimento de projetos durante o período.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o Estágio de Férias possibilita aos participantes, além do conhecimento, a apresentação dos resultados dos projetos em que trabalharam durante o período em que passaram na SES. “Essa iniciativa permite a abertura das portas da SES para novos olhares. Permite aos estagiários trazerem informações e questionamentos sobre o desenvolvimento de políticas públicas no Estado. O Estágio de Férias possibilita mostrarmos o que efetivamente estamos fazendo, além de compartilharmos conhecimentos. Possibilita também a inovação e interação com pessoas que têm demandas diferentes das que estamos acostumados. Temos que pensar sempre em como fazer diferente e melhor, e desenvolver os talentos que temos aqui, aumentando assim a chance de inovarmos no provimento de serviços de saúde para a população”, explicou.

Ainda segundo o secretário, “a iniciativa nasceu da necessidade de criar um meio de comunicação entre as universidades e a Secretaria. Tendo em vista a importância do componente de pesquisa e inovação trazido pelas Instituições de Ensino para lidar com os desafios da área de Saúde Pública, que vão desde processos e fluxos administrativos, até atividades de atenção hospitalar, assistência farmacêutica e vigilância epidemiológica”, complementou.

O subsecretário de Inovação e Logística em Saúde da SES-MG, Bruno Carlos da Silva Porto, que também participou da apresentação, reforçou que a iniciativa preconiza que os participantes contribuam com a Secretaria durante a realização do estágio, possibilitando o aprendizado tanto para o estudante, quanto para a organização. “No nosso mapa estratégico, uma das nossas prioridades é a gestão do conhecimento. O Estágio de Férias é uma etapa dessa prioridade. Vamos desenhar os processos e fluxos, colocar tudo no papel, para que a nossa lição seja construir a saúde, deixando um legado para quem vem no nosso lugar depois, externalizando o conhecimento, além da atividade educacional”, reforçou.

De acordo com o superintendente de Gestão de Pessoas, Leandro do Carmo Santana, os graduandos trabalharam nas mais diversas áreas da Secretaria, sendo alocados conforme seu perfil e aptidão. “Preconizamos o planejamento prévio de atividades a serem realizadas pelos estagiários, tendo em vista o objetivo de alocá-los em setores que estejam preparados, em termos de estrutura e suporte, para recebê-los. A ideia é de que realizem atividades estratégicas, acompanhando e auxiliando no desenvolvimento de projetos relevantes para a consecução bem-sucedida das diretrizes e ações da Secretaria”, disse.

Entre os trabalhos apresentados no seminário, destacamos o Panorama Comparativo da Distribuição e Dispensação de Medicamentos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em Minas Gerais (apresentado pela graduanda de medicina da UFMG, Isabela Moraes); o Estudo de Viabilidade de Custo Hospitalar para instituição do Centro Mineiro de Controle de Doenças e Pesquisa de Vigilância em Saúde (CMC) (apresentado pela graduanda de Gestão Pública do Centro Universitário UNA, Jussara Ferreira); a Alocação de Recursos Equitativos para os Serviços Hospitalares no Estado (apresentado pelo graduando em Ciências Econômicas da UFMG, Daniel Nogueira) e a Reavaliação do uso da insulina Glargina para o tratamento de Diabetes Mellitus tipo I (apresentado pelo graduando de medicina da UFJF, Mateus Bressa).

Estágio de Férias

O programa é uma iniciativa da SES-MG que busca criar uma ponte entre a faculdade e um campo de prática que, por muitas vezes, faz-se distante da maioria dos estudantes. A ideia é trazer acadêmicos dos mais diversos lugares, com formação nas áreas de Ciências da Saúde e Gerenciais, para conhecer o funcionamento e a operacionalização do Sistema Único de Saúde em Minas, aprender sobre a formulação e implementação de políticas públicas da área e participar no desenvolvimento de projetos estratégicos.

O projeto piloto, que teve início no mês de dezembro de 2019, momento em que se deu a entrada dos estudantes e a realização do treinamento introdutório, foi finalizado com a apresentação dos projetos desenvolvidos durante o período do estágio.

Por Míria César