Na última quarta-feira (8/5), os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina realizaram o Dia D - Mais Saúde Bucal no PSE (Programa Saúde na Escola). A mobilização faz parte da Semana de Mobilização Social em Saúde Bucal nas Escolas, que ocorre de 6 a 10/5 em 851 municípios do estado.

De acordo com o coordenador de atenção à Saúde da SRS Diamantina, Carlos Tobias Pires Souto, as equipes de saúde bucal dos municípios estão atuando em escolas públicas de educação básica. “Tivemos a adesão de 70% dos municípios do território em relação ao dia D, no entanto, todos os 31 municípios da nossa jurisdição realizaram a adesão ao PSE e estão executando ações previstas no programa ao longo do ciclo, que compreende os anos de 2023 e 2024”, explicou Carlos Souto.

As ações do PSE são uma importante ferramenta para promover a saúde bucal entre as crianças e adolescentes. Entre as ações desenvolvidas durante a semana estão a educação em saúde bucal, com distribuição de kits de higiene oral; escovação dental supervisionada; avaliação da saúde bucal dos estudantes, entre outras atividades. O objetivo é ampliar o acesso dos estudantes a esses serviços, contribuindo para seu desenvolvimento integral e qualidade de vida.

A articulação entre as equipes da saúde e educação foi essencial para planejar e executar as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), segundo Kesley Duarte de Jesus, referência técnica regional do PSE na SRS Diamantina, os Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-Ms) do programa atuaram junto às equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal na organização das ações.

De acordo com a referência técnica, as reuniões regionais têm enfatizado a importância desse grupo local para diagnosticar, discutir e planejar ações conjuntas. “Além disso, o envolvimento dos gestores municipais da educação e da saúde é fundamental para implementar o programa, aperfeiçoar as atividades, melhorar a saúde dos estudantes, fortalecer as ações de saúde bucal nas escolas, reduzir a evasão e faltas por problemas de saúde, e cumprir os compromissos estabelecidos por ambos os setores", afirmou Kesley de Jesus.

A estratégia do município de Coronel Murta foi iniciar as ações do PSE pelas escolas com maior dificuldade de acesso às unidades de saúde, de acordo com Nadilla Samyra Freire Araújo, coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS). "Começamos pelas escolas da zona rural, principalmente aquelas com crianças em maior vulnerabilidade social, como na comunidade quilombola. Esta semana, estamos na última escola rural. A partir da próxima semana, daremos continuidade com acompanhamento semanal nas escolas, conforme orientação da referência de saúde bucal da SRS Diamantina", disse a coordenadora.

A mobilização celebra o primeiro ano da Lei 14.572/2023, que inseriu a saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Portanto, a data de 8/5, definida como o dia D, marca a incorporação permanente dessas ações na rotina das equipes junto às escolas em todo o país.

Por Ricardo Maciel / Foto: Divulgação Prefeituras Municipais