Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado 13/4, o Dia de D de vacinação, em uma ação conjunta entre as 28 Unidades Regionais de Saúde. Na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, três municípios participaram realizando ações de mobilização e vacinação extramuros.

Segundo a coordenadora de Imunização do município de Dona Euzébia, Sabrina Melo Corrêa Bianchi, “as campanhas de vacinação são uma estratégia altamente eficaz no aumento da cobertura vacinal e consequentemente na prevenção de doenças imunopreveníveis, por isso é fundamental sensibilizar a população sobre a importância da vacinação”, disse a coordenadora.

Vacinação nas escolas
Para alunos e professores que, por motivos eventuais, estavam com doses em atraso no cartão de vacinação, 14 municípios da GRS Leopoldina realizaram, durante a semana de 8 a 12/4, ações em 79 Escolas, quando foram oferecidos gratuitamente todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), além das vacinas da gripe e covid-19, de acordo com a disponibilidade de cada município.

Elizabete Guimarães Santos Vieira, referência técnica em Imunização da GRS Leopoldina, destacou que “estas ações de mobilização no âmbito escolar tem se apresentado como uma estratégia efetiva e oportuna para o alcance da população não vacinada, tendo como objetivo a redução dos bolsões de não vacinados e promoção da proteção de toda comunidade escolar”.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina